segunda-feira, 28 de abril de 2008

Gol a ar: a revolução ainda era boxer




Raro exemplar de 1983 é um belo convite para voltar aos anos 80

A história

O projeto do VW Gol foi iniciado em maio de 1976 e tinha como principal caracteristica a carroceria de dois volumes com vincos marcados, traseira bem angular e motor dianteiro, uma concepção moderna, principalmente se comparado ao fusca. Ao contrario da geração alemã, o projeto nacional ganhou o motor na posição longitudinal, como o Passat (que originou o projeto), mas inicialmente recebeu o a robusta e conhecida mecânica Boxer 1300 (42cv) refrigerado a ar do Fusca.

Lançado em maio de 1980, o sucessor do Fusca, como fora aclamado acabou tirando de linha em 1982 o VW Brasília, seu primeiro sucessor. Embora o desenho fosse moderno e muito agradável dinamicamente, o carro era fraco e não correspondia às expectativas. Então, menos de 1 ano depois chegava a nova versão LS com motor 1600 de dupla carburação e 66cv (SAE) e torque de 12mkg a 3000rpm, acelerando de 0 a 100 em 16s - desempenho superior ao do boxer. Com a adoção da dupla carburação, o estepe foi colocado no porta-malas, mas voltou ao cofre do motor, quando um concessionário percebeu que era possível colocar o estepe na frente, apenas invertendo o lado da roda, assim o carburador direito ficava em baixo do bojo. A solução logo foi adotada pela Volkswagen.

Em 1984, o Gol receberia também o motor MD-270 usado no Voyage e Parati desde 1983 (antes desse ano eram equipados com o MD260 1.5 oriundo do Passat). Continuaria em linha até 1986 a versão denominada BX, com motor a ar e acabamento simples, a fim de baratear o modelo.

Volkswagen Gol LS 1983 - Impressões ao dirigir

O modelos das fotos é de 1983 e tem a melhor configuração do Gol deste ano, com motor 1600 de dupla carburação e excelente acabamento marcado com bancos em tecido aveludado (assim como no revestimento das portas), carpete felpudo, além de frisos e adornos cromados que estão por toda a parte, evidenciando um cuidado especial na sua construção.

O torque do motor Boxer 1600 (65cv) é o grande destaque do carro, deixando ele ágil e acredite: apesar da fama de barulhento, um motor em perfeitas condições é muito silencioso e praticamente inaudível na velocidade de cruzeiro.

A maneabilidade do carro e a ampla visão são outros pontos fortes, o volante de raio grande, com o charmoso cachorrinho ao centro, deixa as manobras leves, e a suspensão transmite bastante conforto.

Essas são as impressões desse exemplar de Verde Álamo de 1983, que pelo bom estado nos remete diretamente a sensação de dirigir um veículo na época. O carro conta com apenas 44 mil km rodados, mesmo que 23 separem hoje de quando ele saiu da fabrica. Além dos freios, suspensão e os 5 pneus Firestone F-211 originais, o carro conta também um Auto rádio Bosch LD243, além do manual do proprietário com as revisões em dia.
Auto Díario

3 comentários:

Unknown disse...

Carro e Fotos de Camilo Fontana www.flickr.com/camilofontana

Anônimo disse...

lindo gol!!!
tenho 1 igualzinho mesmo ano. só que tenho 2 probleminhas, -vasamento lentamente de oleo, -o gerador recomponha a carga da bateria. por gentileza quero recomendações.obrigado. rafaelsaxalto@yahoo.com.br

Anônimo disse...

acabei de comprar um e não sabia que mesmo com a dupla carburação o step poderia vicar na Frente, valeu aprendi bastante.