sexta-feira, 9 de maio de 2008

Arte com Fusca no Pavilhão da Skoda em Wolfsburg




Durante minha visita à Autostadt, no fim de semana de Pentecostes de 2001, eu descobri no Pavilhão da Skoda os modelos em bronze feitos por David Cerny. Em 12 modelos de bronze é possível descobrir os acontecimentos mais significativos da história, da cultura e da política da Boêmia. Estas cenas não são apresentadas num detalhamento histórico somente, são apresentadas, porém, também com a ironia e exagero característicos do artista Cerny.

No modelo de bronze "A mudança radical após a Primeira Guerra Mundial" o artista procura caracterizar o seguinte:

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, declinou um mundo cujos ideais foram formulados nos séculos 18 e 19. Porém, alguns modelos de raciocínio e tendências, que sobreviveram ao desmoronamento desta ordem, cunharam o desenvolvimento do século vinte. Se bem que estas tendências se encontravam numa relação de tensão mútua absurda, elas foram predominantes e significativas.

O personagem "O Bravo Soldado Schweijk", do mundialmente conhecido romance de Jaroslav Hasekers, dos tempos da Primeira Guerra Mundial, se tornou um protótipo nacional do comportamento defensivo. E, para fugir do absurdo do tempo e dos mecanismos de poder, o geralmente inteligente Josef Schweijk declara uma simplicidade intelectual que leva até à fronteira do idiotismo. Assim ele consegue sobreviver.

O escritor de fala alemã Franz Kafka, que descendia do meio ambiente judeu de Praga, descreveu em sua novela "A Metamorfose", plasticamente, a absurda modificação do indivíduo, que originalmente se escondia numa carapaça cartilaginosa, em um inseto, um besouro, por exemplo. No mesmo clima cultural, o construtor e engenheiro Ferdinand Porsche, deixou se inspirar na carapaça do inseto para a invenção de seu legendário "Besouro" (Käfer em alemão).
Alexander Gromow

Nenhum comentário: