terça-feira, 6 de maio de 2008

OBTENÇÃO DA PLACA PRETA


Aqui você encontra todas as informações necessárias para a obtenção da Placa Preta para sua preciosidade.

O novo código deixou os antigomobilistas assustados, sem saber o que fazer, pois os veículos antigos não poderiam acompanhar o rigor estabelecido, a não ser com grandes modificações e adaptações, ferindo assim a originalidade dos mesmos. Foi quando alguns clubes de São Paulo se uniram e tomaram a iniciativa, e com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos, agendaram reuniões com autoridades ligadas ao assunto, como os Deputados Getúlio Hanashiro e Ary Kara José, o Dr. Orlando Miranda Ferreira - Diretor do Detran-SP e o Major Luiz Flaviano Furtado - Diretor de Fiscalização do Detran-SP.

Em todas as reuniões foi ressaltada a importância histórica e cultural dos veículos antigos, sendo o objetivo fundamental dos participantes antigomobilistas, a regulamentação da lei que institui a placa preta, sem as restrições da lei assinada pelo Presidente Itamar Franco.

O grupo chegou até Brasília - DF com o Diretor do Contran o Dr. José Roberto de Souza Dias, e a partir daí, com novas reuniões.

O antigomobilismo brasileiro obteve a grande conquista com a publicação da Resolução - 56 do Contran, de 21 de maio de 1998, e a Portaria - 003 do Denatran, de 08 de junho de 1998. Ficou então regulamentada a Placa Preta, para veículos antigos.

Pela regulamentação do Novo Código Brasileiro de Trânsito, os veículos lacrados com placas pretas tem as seguintes vantagens:

* Dispensa da Inspeção Veicular.

* Dispensa do uso de equipamentos obrigatórios, homologados posteriormente a fabricação do veículo.

* Livre trânsito em todo o Território Nacional.

* Classificação do veículo como "Veículo de Coleção"

- Como obter a Placa Preta

O Fusca Clube® do Brasil é autorizado a emitir o Certificado de Originalidade de Veículos Antigos pelo DENATRAN desde 10 de abril de 2002, conforme publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) ano CXXXIX, nº. 68 de 10/04/2002, página 46, ver em: www.denatran.gov.br/download/Portarias/2002/PORTARIA22-02.rtf

De acordo com os itens apontados em uma planilha, que considera isoladamente itens originais de fábrica, tais como: mecânica, elétrica, carroceria, cor, adornos e acessórios, conferindo assim uma somatória de pontos, (no mínimo 80 de 100 pontos), que possibilita a confecção do "Certificado de Originalidade" do veículo, garantindo assim o direito de lacração com placas de coleção, (pretas).

- Documentos necessários - Taxas

* O veículo deverá estar com placas cinzas.

* DUT (xerox com seguro obrigatório pago).

* DPVAT

* Estar em dia com a anuidade do Fusca Clube.

* Taxa de Vistoria e emissão do Certificado de Originalidade
- Veículos Volkswagen R$ 50,00.
- Veículos de outras marcas R$ 100,00.
- Visita em Domicílio - Grande São Paulo = R$ 200,00.

O Fusca Clube do Brasil não efetua os serviços de despachante e lacração, ficando estes a critério do associado.

Somente pessoas autorizadas pela Diretoria do Fusca Clube do Brasil podem realizar vistorias.

As vistorias são feitas sómente aos Sábados na Sede Adminstrativa do Fusca Clube do Brasil mediante agendamento prévio pelo fone (11) 3207-1950, com Priscila.
Realizamos vistorias em domicilio.

Se você é de outro Estado, aconselhamos que acesse o site da FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos, e procure um clube filiado mais próximo de você.

DOCUMENTOS DO VEÍCULO:

» O veículo deverá estar com placas cinzas; Não é aceito veículos com Placas Amarelas;

» Trazer xerox do DUT (xerox com seguro obrigatório pago);

» DPVAT;

» Documentação deverá estar em dia;

» O veículo deverá estar em nome do proprietario (associado).

VISTORIA:

» O veículo deverá estar em ordem (veículos sujos eu mal tratados não são avaliados);

» Tinta muito gasta, amassados ou trincados podem reprovar o veículo;

» Perfeito funcionamento dos ítens de segurança (faróis, lanternas, piscas, luz de freio, buzina, etc);

» Pneus carecas ou em mau estado reprovam o veículo;

» Veículos mau restaurados ou pintados excluem o veiculo da vistoria.

ÍTENS EXCLUDENTES:

» Côr - deverá ser da época do modelo;

» Motor - Do modelo de veículo / cilindrada;
Obs.: Fusca 1200cc utilizando o 1300cc (BF ou BJ) será permitido, seu estado tem que ser original e sem enfeites cromados e etc, mas os pontos serão “zero”. Outra cilindrada (1500 ou 1600) será item desclassificatório.

» Rodas e Pneus - Podem ser opcionais de época mas de fábrica, e Pneus na medida original do veículo;

» Insulfilm (Película) - Não é admitido nenhum tipo de insulfilm nos vidros;

» Bancos Altos - Não é admitido bancos modernos ou fora dos padrões da época do veículo ;

» Característas originais do veículo - Veículos modificados

ASSOCIADO:

» Deve estar em dia com a Secretaria do Clube;

» Agendar a revistoria quando de seu vencimento;

» Não modificar as caracteristicas do veiculo, cfe. o Pedido de Certificação assinado pelo próprio associado;

» Informar o Clube quando da venda do veículo, ídem ao novo proprietário;

*O Fusca Clube do Brasil tem plenos poderes de cancelar o Certificado de Originalidade do Veículo se este não o mantiver como na vistoria.

A diretoria do Clube esta sempre presente em eventos, identificando veículos com Placa Preta descaracterizados e denunciando à Federação Brasileira de Veículo Antigos - FBVA, para que providências sejam tomadas.

Toda e qualquer denúncia de veículos certificados pelo Fusca Clube do Brasil deverá ser encaminhada ao e-mail fuscaclube@fuscaclube.com.br informando a placa do veículo.
by Teco

5 comentários:

euamofusca disse...

Itens de originalidade, qual seria, como eu fico sabendo qual item é original, estou para reformar um fusca e tudo oq eu comprar quero que seja original dele, mas não sei qual é o item original, como eu fico sabendo de qual item é ou não ??w

Meu fusca é um 70/70 verde escuro, no caso qual seria a cor do banco ? o forramento das portas e do teto, ??? os botões são brancos ou preto ??w

Abraços

Zezé

jfginez@hotmail.com

fernando disse...

Tenho fusca81 e quero colocalo todo original e queria fotos interna do fusca 81.

Unknown disse...

Boa noite, tbem tenho um fusca 81 e gostaria de deixa-lo totalmente original soh q to tendo dificuldade de encontrar manual e/ou especificacoes que o torne original. Por ex. O meu retrovisor eh o generico... qual seria o correto: o raquete cromado ou quadrado que tbem eh de rosca para fixacao? .. e outros itens internos e externos para conferencia. Se o clube puder me ajudar eu agradeco muito. Att helbert_ganef@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite, tbem tenho um fusca 81 e gostaria de deixa-lo totalmente original soh q to tendo dificuldade de encontrar manual e/ou especificacoes que o torne original. Por ex. O meu retrovisor eh o generico... qual seria o correto: o raquete cromado ou quadrado que tbem eh de rosca para fixacao? .. e outros itens internos e externos para conferencia. Se o clube puder me ajudar eu agradeco muito. Att helbert_ganef@hotmail.com

MaquiageMeAléM disse...

Tenho um fusca 74 quero torna-lo original, mas como sou mulher não sei quais as peças que são originais, como eu faço? Poderia ajudar?
Se puder retornar, meu email é camila.rodriguesalves@gmail.com
Camila