sexta-feira, 30 de maio de 2008

Septuagésimo aniversário do lançamento da pedra fundamental da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg

Castelo Wolfsburg que deu nome à cidade da VW.
-
A Volkswagen de hoje foi originalmente constituída em 28/05/1937 como: “Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutchen Volkswagens Gmbh” (Sociedade para o preparo do carro do povo alemão Ltda) e rebatizada como “ Volkswagenwerk Gmbh” (Fábrica Volkswagen Ltda) em 16/09/1938, teve a pedra fundamental de sua primeira fábrica lançada em 26 de maio de 1938 numa região ao norte de Hannover, perto de Braunschweig, conhecida como Fallersleben. A área de 10.000 acres estava estrategicamente localizada no entroncamento da Autobahn (rodovia) como o Mittelkanal (canal fluvial), também passava uma ferrovia por lá. Havia não muito longe um castelo chamado Wolfsbug (Burgo do Lobo) que existe até hoje e que acabou dando nome à cidade construída em função da fábrica.
Brasão da cidade de Wolfsburg que mostra o burgo com o lobo, componentes do nome (esquerda). Brasão usado por muitos anos no capô dos carros. Aqui muitos, por puro desconhecimento de causa. chamam este brasão de “raposinha”, só que estão errando o bicho...
.
.
A decisão de se construir uma fábrica para fabricar o KdF – Kraft durch Freude nome original do Fusca (Força através da Alegria) segundo a vontade que não colou do Partido Nacional Socialista decorreu da realidade que, de um lado, nenhuma das indústrias automotivas alemãs da época se dignou a fabricar o veículo projetado por Porsche (todas afirmavam ter o seu carro pequeno que poderia muito bem ser escolhido para carro do povo) e, de outro lado, não existia parque fabril suficientemente gigantesco para acolher e materializar os megalomaníacos planos de produção de carros que Hitler havia vislumbrado.
Resultado da ópera: decidiu-se pela construção de uma mega-fábrica moderníssima que produzisse segundo as técnicas desenvolvidas por Ford e já utilizadas em larga escala nos Estados Unidos de produção em série. Para esta finalidade Porsche viajou para os EUA onde visitou várias fábricas e comprou várias máquinas específicas.

No caminho deste projeto houve aquilo que acabou sendo um dos maiores embustes contra um povo que foi a tal caderneta de poupança para a compra de um Fusca. A cada semana milhares de alemães colavam um selo de cinco marcos da época numa caderneta de poupança na esperança de receber o seu Volkswagen, mas logo veio a Segunda Guerra Mundial e ninguém conseguiu nem um carro nem receber seu dinheiro corrigido de volta, apesar de longos processos contra a Volkswagen levados a efeito nos anos sessenta e solenemente engavetados na década de setenta. Estima-se que já no lançamento da pedra fundamental da fábrica 150.000 alemães haviam se inscrito neste programa de poupança, no total mais de 336.000 foram afetados.
Nada o que era feito naquela época o era sem a devida ritualística e a necessária pompa e circunstância Nacional Socialista que girava em torno da pessoa do Führer, tudo isto milimetricamente planejado e controlado por Göbbels, o tal que colocou a voz de Hitler na casa da maioria doas alemães através da genial sacada do Volksradio, o Rádio do Povo, aparelho receptor que todos tinham e que se orgulhavam de ter...
.
.
Num cenário decorado com estandartes da época, numa forte semelhança ao que os Exércitos Romanos faziam a seu tempo, montou-se um palanque onde personagens especiais, com suas cartolas e sua vestimenta característica prepararam ante uma gigantesca multidão de 70.000 pessoas, a colocação da pedra fundamental de uma fabrica de deveria ser gigantesca. Tudo isto, certamente, ocorrendo sob a supervisão direta dos próprios donos da festa.

Acima do palanque o Führer em pessoa em seu traje de gala e estacionados abaixo do palanque quem sabe os reais donos da festa, os que vieram a ser os grandes sobreviventes, os protótipos do Fusca apresentados por Porsche.

Este broche é muito procurado também pela inscrição que diz: “Colocação da Pedra Fundamental da Fábrica da Volkswagen Maio 1938”. É interessante notar o modo tosco com o qual o carro foi reproduzido, afinal de contas ele só existia como protótipo naquela época!
.
.
Quem testemunhou a cerimônia acabou recebendo presentes, que na verdade também serviam como objetos de propaganda. Broches e pins foram desenvolvidos para a oportunidade e hoje as peças originais assumem valores consideráveis em leilões de raridades.

Como sempre é difícil se estabelecer datas que determinem cabalmente o momento da constituição de empresas, mas neste caso a coisa está clara, e a comemoração deste dia são os 70 anos da colocação da Pedra fundamental da primeira Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg.
Parabéns à Volkswagen pelos 70 anos da carismática Fábrica de Wofsburg!

by Alexander Gromow - Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto.

Nenhum comentário: