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segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pinturas especiais

Nos vídeos, assista como é feita a aplicação dos materiais e descubra quais tipos de pintura mais combinam com seu estilo.

Entre as tintas mais utilizadas estão a camaleão, cromada, candy, flake e marmorizada.

Mais adiante vou descrever cada uma. Elas variam em custo, tipo de pigmento, tempo de trabalho, técnicas de aplicação e materiais empregados, como alumínio em pó.

O visual e acabamento variam muito, por isso resolvi explicar a diferença entre as tintas personalizadas.

Camaleão: faz referência ao animal, pois essa tinta muda de cor conforme o ambiente em que o veículo está. A variação de tonalidade também ocorre de acordo com a direção da luz solar. Dependendo do ângulo de visão em que você admira o carro, a cor da superfície pode variar numa grande quantidade de tonalidades.


Cromada: é a mais futurista das tintas. Deixa a superfície com o aspecto muito semelhante ao acabamento cromado. Pode ser aplicada no carro todo e até nas rodas. Outra vantagem é que é mais barata e mais ecológica que o processo de cromação.


Candy: a mais doce das tintas recebeu este nome, pois deixa a lataria parecendo um doce caramelizado. Trata-se de um verniz translúcido muito parecido com uma groselha. Ela proporciona um efeito de profundidade quando pintada sobre outra tinta.


Flake: é um glitter especialmente produzido para ser aplicado em carro. Deixa pontos que brilham, refletindo a luz que incide sobre o veículo.


Marmorizada: como o nome já diz, essa tinta tem como característica a semelhança com a pedra mármore, conhecida por todos nós. É muito mais bonita ao vivo do que por fotos.


Se sua intenção for aplicar uma dessas tintas em seu carro, você tem duas opções: a primeira e mais recomendada é procurar um profissional especializado para realizar o trabalho. A segunda opção, se você é profissional da área, é seguir o passo a passo de como aplicar cada uma das tintas.

Não se aventure com gente pouco qualificada. Os profissionais da Dimension passam por intensos treinamentos para aprimorar técnicas de pintura, estudar a química das tintas e a melhor forma de conseguir o máximo de qualidade em cada acabamento que o cliente quer.

Além disso, trabalhar com esses materiais também requer atenção quanto ao descarte de usados e solventes. É fundamental que o profissional se preocupe com o ambiente. Essa responsabilidade também é sua. Procure oficinas responsáveis. Lembre-se: o barato pode sair caro.
Juliano Barbosa é especialista em customização automotiva e um dos líderes da Dimension Customs.
www.dimensioncustoms.com.br

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

É a pura verdade. Economizar com mão-de-obra é um desastre, o risco de o carro ficar com celulite é enorme.

Unknown disse...

Bom dia! O que acham de pintar o bloco do motor do fusca? Prejudica a refrigeração? Obrigado.