quinta-feira, 9 de junho de 2011

Agora é Lei. Faróis de xénon são proibidos em todo Brasil

Está proibido o uso de luzes de xénon (xenônio) nos veículos de todo o país como acessórios.

A medida foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi publicada no Diário Oficial da União.

Caso a nova lei seja desrespeitada, será aplicada multa de R$ 127,69 e serão perdidos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação do proprietário.

A proibição se deve, segundo o Contran, ao risco de acidente causado pelo acessório – a luz gerada é considerada muito alta e pode ofuscar a visão de outros motoristas.

Carros em que os faróis de xénon (xenônio) fazem parte do projeto inicial ou fabricados antes da norma estão liberados.

Além disso, o Contran proibiu o uso de adesivos, pinturas, películas ou outro material nos dispositivos de iluminação do carro.

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Melhor usar leds, que ainda têm a vantagem de serem econômicos e não usar gases raros. De quebra, os mais caros podem ter luz polarizada, que não ofuscam por mais fortes que sejam.

Sossegado disse...

Concertada, já era hora de proibir essa M****, acho um excelente acessórios mas tem gente que não sabe instalar e nem conhece a palavra regulagem. Se querem que gastar grana e ter um farol bonito, compra uma cristal vision (philips). É totalmente legal, seu carro fica com um diferencial pois ilumina muito melhor do que as originais, e não atrapalha os outros. beleza. Tomara que o detran não volte atras!