segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os primeiros toca-discos para automóveis.

Em 1950 as rádios não eram tão abundantes quanto hoje. Naquela época, se você não gostasse das opções que estavam dentro da escala do seu rádio, a opção mais viável era desligar o rádio e ouvir o barulho da estrada ou o ruído do motor.

Como dizem que a necessidade é a mãe da invenção, o norte-americano Peter Goldmark acabou de vez com a monotonia da época. Em 1956, ele foi capaz de oferecer aos compradores de novos modelos Chrysler um toca discos.

O aparelho era montado na parte inferior do painel e ligado diretamente no rádio do carro. Ao pressionar um botão na frente da porta do player, ele se abria. Um prato deslizava para fora e o passageiro encaixava o disco. Obviamente, manter a agulha sempre no caminho certo era um exercício de paciência.

Confira a seguir, alguns modelos vendidos na época. Comparados com os modernos aparelhos de hoje, é difícil imaginar como eles podiam trazer algum tipo de diversão.







Enviado por Silvane Saboia

2 comentários:

Milton Barbato disse...

Incrivel mesmo,isso eu ainda não tinha visto.
Parabens otima materia!!!

Roberto Roncalho disse...

Mas cá entre nós, isso só funcionava em países desenvolvidos; já pesou na buraqueira que são nossas estradas?Iria parecer um gago cantando. Ah meu pai tinha uma variant 71 e tínhamos um toca-fitas MECCA; que coisa horrível, o danado engolia fita, o cantor,e até o motorista se bobeasse.