quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fusca 1972 a venda








CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO

MARCA/MODELO: VW/FUSCA 1300
ANO: 1972/1972
COR: LARANJA
VALOR VENDA: R$12.000,00
PROPRIETÁRIO: SR. ANDRADE FURTADO
FONE: (85) 9129-0325
O CARRO ENCONTRA-SE EM FORTALEZA, CEARÁ.

ATENÇÃO: Todas as fotos, informações e dados acima são de responsabilidade do proprietário do veículo.

Fusca 1994 a venda








CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO

MARCA/MODELO: VW/FUSCA 1600
ANO: 1994/1994
COR: PRATA
PLACAS: CE-FORTALEZA
KM: 3.045 KM
VALOr: R$25.000,00
PROPRIETÁRIO: SR. EDMAR(85) 3246-4453 SRA. LEOMAR (85) 9987-8000
O CARRO ENCONTRA-SE EM FORTALEZA, CEARÁ.

ATENÇÃO: Todas as fotos, informações e dados acima são de responsabilidade do proprietário do veículo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fusca é Fusca!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Entrevista com Presidente do Volks Clube do Ceará

Três anos de carinho e dedicação

Servidor Público Federal, com seus 55 anos, há dois anos preside o Volks Clube do Ceará, em Fortaleza, que no próximo mês de abril comemora seu 2º aniversário. Um clube sério, atuante e cujo lema principal é a preservação e divulgação da história do Fusca, e que já iniciou trabalhos filantrópicos, que trouxe muita satisfação a sua diretoria. A luta pela preservação da originalidade dos veículos que participam de seus encontros e a concessão da Placa Preta é também um marco em seu clube. Converso com José Eduardo C. de Oliveira, atual presidente do Volks Clube do Ceará.


Planeta Fusca - Resumidamente, como surgiu o Volks Clube do Ceará?

Eduardo – A idéia de criação do Volks Clube do Ceará se deu por conta de nossa conversa, durante o 1º Encontro do Planeta Fusca, ainda em 2009, quando lhe confidenciei que observava um certo isolamento de alguns proprietários e da ansiedade de outros em ter uma associação local e que reunisse os proprietários de Fusca. Apesar de ter conversado pacientemente com mais de 20 interessados, que demostraram interesse, apenas o grupo de 7 amigos na época, resolveram levar em frente a idéia, reunir e discutir a possibilidade de fundar um clube e trazer demais aficcionados pelo VW. Assim nasceu o Volks Clube do Ceará, cuja fundação se deu exatamente em uma quinta-feira, no dia 08 de abril de 2010.

Planeta Fusca - A presidência de um clube é...

Eduardo - Uma tarefa difícil, e que exige não só conhecimento específico sobre o mundo VW, mas também muita coordenação, algum conhecimento de legislação específica, paciência e, principalmente, amor pelo exercício constante desta tarefa de gerenciamento. Uma visão macro do clube, nos vem transformando em um clube importante para nossa região, algo que muito nos orgulha. O papel do presidente é algo importante sim, mas secundário perto dos exímios trabalhos realizados por todos os associados que unem forças para manter nosso sucesso. Além do mais, não posso deixar de ressaltar a necessidade de manter minha paixão pelo Fusca 1978 que possuo, uma verdadeira injeção de ânimo para dar continuidade em nosso trabalho!

Planeta Fusca - No mês de Abril, o clube estará comemorando seu 2º aniversário, com grandes realizações, tristezas e alegrias. Nos fale sobre essa trajetória.

Eduardo - Não posso afirmar que nestes 2 anos, tivemos tristezas em nosso clube, mas sim conquistas, reconhecimentos, sucesso e alegrias e talvez algumas frustrações por não conseguirmos realizar todas as tarefas que o clube gostaria de fazer e faz questão de honrar. O clube sempre que possível, inclui ações sociais no mínimo uma vez por ano, somente com contribuição de seus associados e diga-se de passagem, não obtém nenhuma ajuda ou apoio de Prefeitura ou Estado. É papel crucial de vários clubes pelo Brasil, e que vai ser seguido por nossa associação.

Planeta Fusca - Um momento marcante para o clube?

Eduardo - Na verdade tivemos vários momentos muito importantes: no ano de 2010 ainda, fomos credenciados pelo DENATRAN, o que nos possibilitou realizar vistorias para emissão do certificado de originalidade, a Placa Preta. Em 2011, fomos agraciados com uma homenagem-título ¨Amigos do Fortim¨, concedido pela prefeitura do município de Fortim, na pessoa da prefeita Adriana Pinheiro Barbosa. Tais fatos são dignos de nota e honra, como sinais de um trabalho competente e árduo.

Planeta Fusca - Vocês já realizaram trabalho na área social, nos fale sobre esse projeto.

Eduardo - Como já disse, nosso clube é voltado para trabalhos de natureza cultural, procurando divulgar a preservação do Fusca, e passando a seus associados uma gama maior de informações técnicas. Mas os associados possuem em mente o prazer de exercer sua cidadania e ajudar aqueles que menos têm acesso a sistemas básicos de saúde, educação e principalmente, alimentação. Nossa primeira ação social foi voltadas para pessoas de baixa renda, idosos, crianças e famílias de instituição do município de Fortim que não possuem algum tipo de assistência do poder público. A cada ação social bem realizada nos sentimos honrados e certos do dever cumprido.

Planeta Fusca - Placa Preta. O assunto, atualmente, mais polêmico no meio antigomobilístico. Quais as suas considerações sobre o assunto?

Eduardo - Efetivamente o assunto é muito polemico, e beira a revolta de alguns antigomobilistas. O Volks Clube do Ceará vem seguindo a legislação ao pé-da-letra, apesar de algumas pressões já ocorridas. Hoje vejo que uma alternativa seria um maior intercâmbio entre os clubes sérios de nosso país no sentido de se unirem, e em conjunto com o DENATRAN encontrarem caminhos a curto prazo para minimizar o escândalo que vem acontecendo com a emissão de placas pretas, fato amplamente denunciado por vários presidentes de clubes, sócios, e recentemente pelo colunista Fernando Barenco. É preciso aprimorar um sistema de fiscalização em conjunto com clubes credenciados, e os órgãos competentes. Parece-me que alguns vistoriadores estão mal preparados. A placa preta é uma grande conquista para os amantes do antigomobilismo, deve ser respeitada e levada a serio! Não podemos aceitar a sua transformação em objeto comercial.

Planeta Fusca - O Fusca foi ou sempre será uma paixão nacional?

Eduardo – A própria concepção e seus aspectos já definem tudo. O Fusca e a Kombi fizeram parte da conquista do segmento automobilístico nacional e da interiorização dos transportes no Governo JK. Vemos que ainda nos dias de hoje não há quem resista ao formato do VW e muito menos quem não se apaixone pela simplicidade do carro. Dirigir um Fusca é algo ímpar no cenário do automobilismo e exige, de fato, amor pelo carro. Não é a toa que dizem que possui alma.

Planeta Fusca - A quem gostaria de prestar uma homenagem?

Eduardo - Muitas pessoas foram e continuam sendo importantíssimas para o clube nestes poucos anos de existência, sejam elas inspiradoras, atuais, amigos de outros clubes. Talvez esteja sendo injusto, mas algumas destas pessoas merecem destaque:

-Alcides Gomes de Oliveira (Meu pai e grande força espiritual)
-Alexandre Gromow – (Guru do Fuscamobilismo no Brasil)
-Roberto Nasser (Antigomobilista e Curador do Museu Nacional de Brasília)
-Fred Guilhon (Apaixonado por Fusca / Blogueiro: Planeta Fusca), e
-Minha diretoria e os associados (sem eles nada aconteceria)

Falar sobre o Alexander Gromow, Roberto Nasser e Fred Guilhon é muito fácil, pois são pessoas fantásticas que merecem nosso respeito e admiração, pois nesse círculo revelaram-se pessoas estudiosas, dedicadas, capacitadas e receptivas como estes três nobres amigos!

Agora falar de minha diretoria e nossos associados, fica complicado, pois todos sem exceção colaboraram e colaboram para o fortalecimento e crescimento do nosso clube., e seria uma injustiça mencionar que um é mais atuante do que o outro.

Planeta Fusca - A maioria dos grandes clubes de automóveis antigos do Brasil está localizada nas regiões Sudeste e Sul. Como é o relacionamento de seu clube, com os clubes dessas outras regiões?

Eduardo – Poderíamos ter um intercâmbio maior. As distâncias dificultam um pouco o relacionamento. Na nossa região existem de fato poucos clubes e isto gera uma certa dificuldade e integração com os mais próximos. Mas a relação com os clubes das outras regiões, a cada ano tem se estreitado e são muitos os sócios dos clubes nordestinos que consolidam essa amizade com antigomobilistas dos estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste. Nosso clube inclusive criou uma postagem ¨Fusca – Apaixonados no Brasil e pelo Mundo¨, onde procuramos divulgar e homenagear os clubes de cada região brasileira e do exterior. A iniciativa foi para mostrar que no antigomobilismo não deve haver a competição e sim o congraçamento de cada clube co-irmão. Hoje, possuímos um intercâmbio crescente com clubes do exterior.

Planeta Fusca - Nossa entrevista chega ao final e deixamos aqui com a palavra o presidente José Eduardo C. de Oliveira, a quem agradecemos pela grande colaboração ao Planeta Fusca, e parabenizamos pelo trabalho à frente do Volks Clube do Ceará.

Eduardo - Primeiramente, não posso deixar de agradecer a vocês do Planeta Fusca pelo trabalho apaixonado que desenvolvem, e a parceria que possui conosco na cobertura de vários eventos.

Ainda, quero reforçar meu carinho por todos associados e colaboradores do Volks Clube do Ceará, pois sem estes não estaríamos sequer sendo lembrados e vistos como motivo de orgulho. Sabemos que ainda há um enorme caminho a ser percorrido e seguido por alguns exímios clubes deste país, mas nossa meta é trabalhar e chegar lá, sempre pautados no espírito de ajuda ao próximo e colocando o VW Fusca como um motivo de orgulho.

Agradeço, enfim, a todos os amigos, colaboradores, parceiros e todos aqueles que fazem do nosso clube uma entidade voltada para o lazer e para o resgate da história do VW Fusca no Brasil e no mundo.

A paixão do Eduardo, Fusca 1978:







O Planeta Fusca agradece ao Portal Maxicar por permitir ao Planeta Fusca basear-se em suas perguntas da seção "10 Perguntas ao Presidente", elaborada p/ Maxicar.  

domingo, 26 de fevereiro de 2012

41º Classic Cars Fortaleza em 25-02-2012

A chuva caída no começo da tarde afugentou os antigomobilistas e suas máquinas mas os Fuscas salvaram a festa.

1972 a venda - (85) 9129-0325



Marcos Meireles e seu Fusca (Poiszeh)






João Julio e seu 147







Bruno Collares e Fred Guilhon

Fusca com motor de 350 cv

Fuscas modificados não são raros.

Veja esse vídeo que mostra um 'besouro' com 350 cv de potência - mais de dez vezes a do original.

A nova máquina é um 2.5 turbinado, que saiu de um Subaru WRX STI.

O motor japonês tem a mesma configuração dos usados nos modelos da Volkswagen, mas é refrigerado a água.

ATENÇÃO: Veja arrancada no final do vídeo!

Fusca segue inspirando fãs

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Veículos até 1965 estão isentos da inspeção veícular em SP


Segundo o Artigo 1, Parágrafo Único da PORTARIA-06 /SVMA.G/2012 públicada no Diário Oficial em 31 de Janeiro de 2012, os veículos fabricados até 1965, ficam isentos da Inspeção Ambiental Veícular do Municipio de São Paulo.

Para os veículos de Coleção com certificado de Originalidade (Placa Preta), nada muda, a isenção é valida para veículos fabricados há mais de 30 anos, ou seja, em ano igual ou inferior a 1982.

Atitude essa que deveria ser seguida em todo Brasil.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012