sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mini Dacon 828 1983


Tudo começou em 1980, com um ônibus de viagens que o Paulo Goulart tinha desenvolvido com o Anisio.

Paulo tinha pavor de viajar de avião e a solução foi construir um "motor-home" de alto nível para andar pela América do Sul em viagens com a família.

No final do ônibus foi deixado um espaço para levar um carro com 2,65 metros de largura - que não existia - mas mesmo assim foi cortado um chassis de Fusca e colocadas quatro rodas aro 10 polegadas do Mini Cooper inglês.

O chassis ficou largado por algum tempo na oficina até que o Paulo, Marcos Pettinati, Mário Hélio e outros amigos resolveram soldar uma cadeira no chassis pelado e dar "umas voltinhas", quando viram que ele alcançava fácil mais de 120 km/h.

Todos se divertiram muito e o chassis esta noite foi com o Paulo para sua casa, que ficava perto da Dacon.

Logo pela manhã, Anisio foi visitá-lo para tomarem café juntos e ao ver aquele chassis pequeno, perguntou de pronto, "Que brinquedo é esse???" Paulo contou a história e Anisio na mesma hora começou a desenhar em um caderno espiral - a primeira coisa que encontrou à sua frente na cozinha - o novo design e aprontou em cinco minutos sua idéia de como vestiria o chassis, criando o mais espetacular desenho de carro urbano brasileiro.

Paulo fez o "briefing" na hora: "Quero fazer um carro que as pessoas desejem colocar no quarto, conviver com ele, ir trabalhar, passear, viajar, sair a qualquer momento. Sobretudo se apaixonar por ele.

Precisamos de performance, formas e desenho". Pronto! Tudo explicado! O 828 começou a ser fabricado em 13 de agosto de 1981 e ficou pronto em março de 1982.

Foi feita uma carroceria em chapa - depois destruída - e duas cópias destas carroceria em fibra de vidro, que depois foram refeitas pelo Anisio, que as tornou mais arredondadas e com diversas modificações externas e internas, nas portas, vidros, fixações da frente e traseira.

Os moldes foram feitos na Puma, que fez as carrocerias até a de número 011.

As rodas pequenas de aro 10 polegadas deram uma dirigibilidade muito ruim ao carro, tornando-o até mesmo perigoso em freadas e em piso molhado, pois tinha tendência a "chicotear" e rodopiar.

A solução foi passar para aro 13 polegadas e fazer este "upgrade" de rodas e corte na carroceria sem custos aos donos das primeiras unidades.

Como alguns não quiseram, ainda vemos alguns raros exemplares rodando por aí.

FICHA TÉCNICA

Motorização
Motor: Boxer
Litros: 1.6 L
Cilindros: 4
Cilindrada: 1600 cc
Válvulas: 8
Cavalos: 67 cv
Torque: 12,6 Kgfm
Combustível: Gasolina
Alimentação do Combustível: Dois carburadores de corpo simples
Desempenho
Velocidade Máxima: 160 Km/h
0 - 100 km: 11 s
Câmbio
Transmissão: Manual
Marchas: 4
Tração
Traseira
Suspensão
Dianteiros: Braços semi-arrastados
Traseiros: Semi-eixos oscilantes
Freios
Dianteiros: Disco
Traseiros: Tambor
Dimensões
Peso: 540 Kg
Fonte: Armazem W40

9 comentários:

Rodolfo Essenfelder disse...

Cara, sou fã incondicional deste carro. Inclusive, há um anúncio na internet para venda da carroceria de fibra como kit. Porém, como hoje é proibido encurtar chassis de Fusca / Brasilia para montar um carro, teria que ser criado um chassis próprio para ele. Uma dúvida e uma sugestão: voces saberiam dizer de que carro são os vidros do Mini-Dacon? E sugiro publicar também um post sobre o Emis Art, outro mini nacional de sucesso.

Nanael Soubaim disse...

Eis aí um carro ideal para a fiscalização de trânsito; Eis aí um típico caso de descaso de um país terceiromundista para com suas criações, ao contrário do que se dá quando uma GM da vida tem problemas em seu próprio território.

PIMENTA BUGGY NICK MP disse...

Ola Pessoal . Dos 47 Mini Dacon Fabricados EU JA Tive Uns 12 Com Rodas Aro 10 e 13, Sabem Porque o Degradee e Para Baixo no Para Brisa do Mini ( E Porque Quando Para no Farol ( Semafaro ) da Reflexo nos Olhos do Ocupante Por Isso o Degradee Era Para o Lado de Baixo do Para Brisa Ok, Apos o Fim do Mini Dacom 828 Lançaram o NICK PAG DACON e EU ATUALMENTE HOJE Tenho 2 NICK PAG DACON Carros de 3 Metros de Comprimento Para 2 Pessoas 36 Carros Fabricados e Uma ( SAVEIRO DIMINUIDO em 88 Cm o de Alcinha ) e 3 Pessoas 40 Carros Fabricados Com Vidrinho Atraz e ( VOYAGE DIMINUIDO ) Motores e o AP 1.8 e 2.0 Gasolina Com AR e Direçao e Trio Eletrico e Rodas Aro 15 Bancos Recarro em Couro + CD Pioneey + Saia em Baixo das Portas + Espelho Retrovisor de BMW M3 + Tampa de Gasolina de Moto Hornet + Painel de Neon + Alarme Etc Etc, SOU O PRESIDENTE do CLUBE NICK PAG DACON DO BRASIL <<=>> Com 141 Carros Fabricados dos 5 Modelos Fabricados Ok, e Tenho Tambem o MP Lafer 1972 Amarelo ( PROTOTIPO ) Chassis MP 0006 dos 4.300 MP`s Fabricados Ate 1990 Com Porta ( SUICIDA ) Abre Para Traz, Igual o MG Ingles e Todo Original MP LAFER .e Nao Tem Vidros nas Porta So Lona Com Plastico Tambem Igual o MG Ingles e Coloca Gasolina Pela Tampa do Radiador e o Para Brisa e Basculantes e as Lanterna Dianteira e Trazeira e do Fusca 1965 e Tem 2 Painel de Madeira Sendo 1 Com 3 Relogio e Outro e a Tampa do Porta Luva e no Meio do Painel e de Fibra na Cor do Carro Amarelo Ok, e + Etc Etc, >> QUALQUER PERGUNTA SOBRE O MINI DACON OU NICK PAG DACON OU MP LAFER E OUTROS CARROS DE FIBRAS E REPLICAS e BUGGY`S SERAO BEM VIDAS OK E ATE PEÇAS TAMBEM Ok,>> EU TRABALHEI POR 10 ANOS NA FABRICA DA LAFER E TAMBEM COM O GURGEL E Tinha FABRICA DE BUGGYS no RIO O BUGGY COOPER OK, E Vou Lançar Agora o BUGGY MINI KADRON COM 2.53 DE Comprimento Para 2 Pessoas Adultas, Com Assoalho de Fibras + Para Brisa Basculante + Chassis Proprio + Stepe Interno e Tanque de Gasolina Anti Chama Ok, VER FOTOS do Buggy e Perguntas e SO ENTRAR NO MEU E_MAIL >> CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM <<=>> Sou de Sao Paulo Capital Zona Sul Vila Moraes Ok, ABRAÇOS E OBRIGADUUUU " PIMENTA BUG NICK MP '

PIMENTA BUGGY NICK MP disse...

OLA PESSOAL ; A TODOS OS DONO DE NICK PAG DACON E CHUBYS PAG DACON E DA REPLICA DA PORSCHE PAG 928 E TAMBEM DA QUANTUN PAG OU SEJA DOS 140 CARROS FABRICADOS PELA DACON DOS 06 MODELOS DE 1987 A 1990, SENDO 36 NICK PAG DE ALCINHA QUE E UMA SAVEIRO DIMINUIDA EM 88 CM, 40 NICK PAG DE VIDRINHO BASCULANTE ATRAZ QUE E UM GOL GTS DIMINUIDO TAMBEM 88 CM, E + 54 CARROS NICK PAG DE 5 LUGARES QUE E UM VOYAGE DIMINUIDO EM 1.46 CM, E + 4 CARROS EM CIMA DO SANTANA GLS DE 2 PORTAS QUE E O CHUBYS PAG DIMINUIDO EM 88 CM, E + 5 CARROS FEITO EM CIMA DO VOYAGE QUE E A REPLICA DA PORSCHE 928 PARA RECEBER O ADESIVO OFICIAL DO NOSSO CLUBE NICK PAG DACON DO BRASIL <=> QUE VAI COLADO DO LADO DIREITO DO PARA BRISA EM BAIXO ( LADO DO PASSAGEIRO ) QUE DO LADO ESQUERDO ( MOTORISTA ) VAI O ORIGINAL DA DACON OK PESSOAL E SO ENTRAR NO MEU E-MAIL ( PROVISORIO ) DO PRESIDENTE DO CLUBE O " PIMENTA " QUE E <<=>> CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM <<=>> OK MANDO OS ADESIVOS A TODOS PROPRIETARIOS DOS CARROS NICKS PAG DACON E OUTROS TEMOS COMPRADORES PARA OS CARROS NICKS, CHUBYS, E DA REPLICA DA PORSCHE E DO MINI DACON E TAMBEM DOS PASSAT DACON COM O VIDRO BOLHA E TAMBEM COM A CAPOTA DE LONA ATRAZ EM QUALQUER ESTADO DE CONSERVAÇAO OK PESSOAL E VENDAS TAMBEM TEMOS COMPRADORES OK SI POSSIVEL ENVIAREM FOTOS DOS CARROS NOS ESTADO OK, E SO ENTRAR NO E-MAIL ( ACIMA ) OK OU FONE 11-95528561 FALAR COM O PIMENTA O CLUBE FOI FUNDADO EM SAO PAULO CAPITAL OK
ABRAÇOS A TODOS E OBRIGADUUUU
" PIMENTA BUG NICK MP "

Matheus Marques disse...

Show, muito bacana! Postei o flagra de um Dacon 828 no meu blog também:

http://essevaleumafoto.blogspot.com/2011/01/dacon-828.html

Abraços!

Mauro Monezi disse...

Vídeo do Mini Dacon 828 Nº47..o The Last!
Como Não Receber Um Panfleto
http://www.youtube.com/watch?v=xF9t9HAQmSg


Um vídeo realizado com o último mini dacon 828. Ao qual foi batizado de The Last.

abraços!

Mauro Monezi disse...

Vídeo do Mini Dacon 828 Nº47..o The Last!
Como Não Receber Um Panfleto
http://www.youtube.com/watch?v=xF9t9HAQmSg


Um vídeo realizado com o último mini dacon 828. Ao qual foi batizado de The Last.

abraços!

Unknown disse...

Alguem sabe de qual carro e o vidro traseiro do mini dacon?

Acdoimo disse...

Olá pimenta bem legal sua história. Acho de comprar um mini 828 chassis 17. Vou começar a reforma. O mesmo tá alimentado com dois Weber...vamos ver onde vai dar. Abrs