Este modelo Split Zwitter 1952 é um tanto inesperado e desconhecido para muitos.
A primeira vista parece um Split normal, mas ao levantar a tampa percebe-se aque ali tem um motor bem diferente.
Este rarissimo exemplar esta equipado com um motor "Boxer a Diesel".
Na decada de 50, pós guerra, houve uma grande escasses de gasolina na Europa alto preço muitas vezes inviabilizava seu consumo. Então houve a idéia da VW de construir um prototipo do fusca com motor a Diesel.
A Tatra Motors, na década de 30 ja fabricava motores a ar movido a Diesel com 2 cilindros. A VW fez testes com motores de 2 e 4 cilindros.
Mas o barulho infernal e a trepidação causada pelo motor em funcionamento era inviavel. Sem contar a fumaceira preta e fedorenta que saia do escape pela queima do Diesel.
Logo este projeto foi abandonado e o unico Fusca que se tem registro com este motor funcionando, foi todo restaurado e esta em pleno funcionamento.
Atualmente ele está exposto no museu da Porsche na Alemanha.
Uma tentativa frustrada para alternativa para a gasolina mas a criação de um exemplar muito interessante e unico.
A primeira vista parece um Split normal, mas ao levantar a tampa percebe-se aque ali tem um motor bem diferente.
Este rarissimo exemplar esta equipado com um motor "Boxer a Diesel".
Na decada de 50, pós guerra, houve uma grande escasses de gasolina na Europa alto preço muitas vezes inviabilizava seu consumo. Então houve a idéia da VW de construir um prototipo do fusca com motor a Diesel.
A Tatra Motors, na década de 30 ja fabricava motores a ar movido a Diesel com 2 cilindros. A VW fez testes com motores de 2 e 4 cilindros.
Mas o barulho infernal e a trepidação causada pelo motor em funcionamento era inviavel. Sem contar a fumaceira preta e fedorenta que saia do escape pela queima do Diesel.
Logo este projeto foi abandonado e o unico Fusca que se tem registro com este motor funcionando, foi todo restaurado e esta em pleno funcionamento.
Atualmente ele está exposto no museu da Porsche na Alemanha.
Uma tentativa frustrada para alternativa para a gasolina mas a criação de um exemplar muito interessante e unico.
Fotos: www.autobild.de
A trepidação e as emissões exigiriam uma pequena reengenharia, o que na época estava fora de cogitação. O nível de ruído poderia ter sido atenuado usando uma carcaça de refrigeração oca e cheia de óleo. Mas já passou e infelizmente não deu certo.
ResponderExcluirVale notar que a fumaça nada tem a ver com o diesel em si, e sim com este motor, que visivelmente não recebeu alterações necessárias para funcionar bem - como o colega acima comentou.
ResponderExcluirO Fusca diesel pode até ter passado, mas o conceito de um Boxer diesel não: http://www.boxerdiesel.com/