quinta-feira, 30 de maio de 2019

Choque de gerações


Talvez, o Volkswagen Fusca tenha sido o seu primeiro carro, o do seu pai, o carro do seu tio, do seu avô...

Independente do motivo ou do seu grau de envolvimento com o carrinho, na verdade o que importa, é que muitos brasileiros até hoje têm muito carinho e cultuam o antigo Besouro.

Muitos brasileiros são apaixonados por Fusca e sentem muita nostalgia, ao ver um modelo andando pelo trânsito.

E por falar em nostalgia, hoje faremos um pequeno comparativo entre um dos primeiros modelos com o atual Volkswagen Fusca.

Teremos aqui, uma visão de gerações completamente diferentes.

Volkswagen Fusca: Uma paixão

São vários os amantes dos modelos antigos do Fusca, que os guardam em suas garagens e de lá só os tiram, para os passeios em domingos de sol.

Porém, apesar de nostálgico, o Fusca ainda consegue ser charmoso e ainda atender suas atividades diárias.

Algumas pessoas, sentem faltam de certos mimos e confortos que não estão disponíveis no Fusca.

Pensando neles, a VW criou um carro com visual parecido com o antigo, entretanto, recheado de equipamentos de conforto e tecnologia.

Antigamente na traseira do Volkswagen Fusca, existia um motor de 1300 cilindradas e na dianteira, acredite, ficava o porta-malas.

Na versão atual do Volkswagen Fusca, isso se inverteu e segue o padrão: motor dianteiro e porta-malas na traseira.

Se você é mais jovem, estranhará essa solução encontrada pela Volkswagen naquela época.

E se você procurar o motor na dianteira de um besourinho antigo, encontrará o tanque de combustível, estepe e pequeno espaço para bagagens.

O cofre do motor, fica onde comumente estaria o porta-malas.

Do Fusca velhinho para o modelo atual, sabe o que sobrou?

Isso mesmo, apenas o nome.

Aqui no Brasil pelo menos, o Beetle, passou a ser chamado novamente de Fusca.

Volkswagen Fusca: Gerações

Mas, a mudança entre eles foi radical.

O que é bom, pois, os últimos modelos fabricados por aqui, no início da década de 90, precisavam de uma atualização urgente.

Em 1998, a VW fez uma tentativa de ressuscitar o Volkswagen Fusca, trazendo um modelo completamente novo batizado como New Beetle, contundo, não conseguiu convencer o consumidor.

A segunda geração que apareceu em 2010, lembra muito melhor a versão original, e trouxe com ela o carisma do antigo modelo.

Todavia, se por fora pode-se encontrar semelhanças, internamente, apenas as alças presas nas colunas permaneceram para matar as saudades.

Volkswagen Fusca: Mudanças

Contudo, no banco traseiro, ele perdeu o assento para o terceiro ocupante e continua apertadinho como nos primeiros modelos lançados no Brasil em 1959.

Agora o acabamento, realmente está completamente diferente.


Impossível achar alguma igualdade entre um e outro, com exceção, das famigeradas alças nas colunas.

Falando em acabamento, não posso deixar de dizer que ele é muito bom, difícil encontrar algum defeito.


Outra grande mudança, foi no painel.
Além dos privilégios típicos dos carros atuais, como por exemplo, o computador de bordo.


No novo Volkswagen Fusca, temos a nossa disposição até um cronômetro, digital e analógico que pode ser ativado quando você arranca o veículo e assim marcar o tempo de uma tocada de 0 a 100 km/h, por exemplo.

Volkswagen Fusca: Desempenho

No fusquinha dos nossos avós, o motor que o equipava, era um 1.3 refrigerado a ar que gerava 46 cavalos e 9,1 kgfm de torque.

Vocês devem estar curiosos, para saber o resultado do teste de velocidade de 0 a 100 km/h, não é mesmo?

Como já devem imaginar, o fusquinha levava uma eternidade para chegar aos impressionantes 100 km/h, nada mais, nada menos do que 45 segundos.

Seu câmbio com engates secos, possuía apenas 4 marchas e o acionamento da embreagem, era pesado.

A velocidade final, não chegava nem ao máximo permitido em algumas estradas brasileiras, o Fusca lutava muito para chegar aos 110 km/h de velocidade máxima.

Já no novo Volkswagen Fusca o papo é diferente

O motor é um 2.0 também com 4 cilindros, porém, tem refrigeração líquida e é turbo alimentado.

O propulsor coloca a disposição do motorista, 200 cavalos de potência e 28,5 kgfm de torque.


Toda essa potência, é administrada por um excelente câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 velocidades.

A nova geração do Fusca faz de 0 a 100km/h em 7,5 segundos, e consegue atingir a velocidade de 225km/h.

A suspensão também evoluiu durante os anos

No lugar das barras de torção, um conjunto independente nas quatro rodas, que não deixam o condutor levar sustos, como os que nossos avós tiveram ao entrar mais rapidamente numa curva.

No Fusca atual, a estabilidade é excelente, parece que o carro roda sobre trilhos.

Para melhorar, se abusar um pouco nas curvas, você ainda pode contar, com o auxílio dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, contando também com auxílio do ABS.

No charmoso e antigo Fusca, uma freada de emergência, era de uma dificuldade de quem viveu sabe do que eu estou falando, pois a ineficiência dos freios a tambor prevalecia.

Hoje, o Fusca vem com freio a disco nas quatro rodas, acompanhadas do sistema anti bloqueio (ABS), param o fusca com segurança e sem sustos, uma tranquilidade jamais vista nos modelos antigos.

Consumo do Fusca

O antigo motor 1.3 consumia algo em torno de 8,7 km/l de gasolina, em um trecho misto de cidade/estrada.

Já o nosso Volkswagen Fusca atual, com motor 2 litros turbo, consome média de 7,9 km/l de gasolina num circuito urbano e rodoviário.

Finalmente


O Volkswagen Fusca evoluiu muito e nada tem a ver com o modelo do passado.
Independente do seu desejo, qualquer um deles lhe fará feliz, pois, quando o assunto é paixão por carros, não há escolha certa, e se puder ter os dois modelos em sua garagem, melhor ainda.

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E ai qual vocês preferem, o charme dos modelos antigos ou a modernidade dos modelos atuais?

Um comentário:

idalisebaca disse...

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