Talvez, o Volkswagen Fusca tenha sido o seu primeiro carro,
o do seu pai, o carro do seu tio, do seu avô...
Independente do motivo ou do seu grau de envolvimento com o
carrinho, na verdade o que importa, é que muitos brasileiros até hoje têm muito
carinho e cultuam o antigo Besouro.
Muitos brasileiros são apaixonados por Fusca e sentem muita
nostalgia, ao ver um modelo andando pelo trânsito.
E por falar em nostalgia, hoje faremos um pequeno
comparativo entre um dos primeiros modelos com o atual Volkswagen Fusca.
Teremos aqui, uma visão de gerações completamente
diferentes.
Volkswagen Fusca: Uma paixão
São vários os amantes dos modelos antigos do Fusca, que os
guardam em suas garagens e de lá só os tiram, para os passeios em domingos de
sol.
Porém, apesar de nostálgico, o Fusca ainda consegue ser
charmoso e ainda atender suas atividades diárias.
Algumas pessoas, sentem faltam de certos mimos e confortos
que não estão disponíveis no Fusca.
Pensando neles, a VW criou um carro com visual parecido com
o antigo, entretanto, recheado de equipamentos de conforto e tecnologia.
Antigamente na traseira do Volkswagen Fusca, existia um
motor de 1300 cilindradas e na dianteira, acredite, ficava o porta-malas.
Na versão atual do Volkswagen Fusca, isso se inverteu e
segue o padrão: motor dianteiro e porta-malas na traseira.
Se você é mais jovem, estranhará essa solução encontrada
pela Volkswagen naquela época.
E se você procurar o motor na dianteira de um besourinho
antigo, encontrará o tanque de combustível, estepe e pequeno espaço para
bagagens.
O cofre do motor, fica onde comumente estaria o porta-malas.
Do Fusca velhinho para o modelo atual, sabe o que sobrou?
Isso mesmo, apenas o nome.
Aqui no Brasil pelo menos, o Beetle, passou a ser chamado
novamente de Fusca.
Volkswagen Fusca: Gerações
Mas, a mudança entre eles foi radical.
O que é bom, pois, os últimos modelos fabricados por aqui,
no início da década de 90, precisavam de uma atualização urgente.
Em 1998, a VW fez uma tentativa de ressuscitar o Volkswagen
Fusca, trazendo um modelo completamente novo batizado como New Beetle,
contundo, não conseguiu convencer o consumidor.
A segunda geração que apareceu em 2010, lembra muito melhor
a versão original, e trouxe com ela o carisma do antigo modelo.
Todavia, se por fora pode-se encontrar semelhanças,
internamente, apenas as alças presas nas colunas permaneceram para matar as
saudades.
Volkswagen Fusca: Mudanças
Contudo, no banco traseiro, ele perdeu o assento para o
terceiro ocupante e continua apertadinho como nos primeiros modelos lançados no
Brasil em 1959.
Agora o acabamento, realmente está completamente diferente.
Impossível achar alguma igualdade entre um e outro, com
exceção, das famigeradas alças nas colunas.
Falando em acabamento, não posso deixar de dizer que ele é
muito bom, difícil encontrar algum defeito.
Outra grande mudança, foi no painel.
Além dos privilégios típicos dos carros atuais, como por
exemplo, o computador de bordo.
No novo Volkswagen Fusca, temos a nossa disposição até um
cronômetro, digital e analógico que pode ser ativado quando você arranca o
veículo e assim marcar o tempo de uma tocada de 0 a 100 km/h, por exemplo.
Volkswagen Fusca: Desempenho
No fusquinha dos nossos avós, o motor que o equipava, era um
1.3 refrigerado a ar que gerava 46 cavalos e 9,1 kgfm de torque.
Vocês devem estar curiosos, para saber o resultado do teste
de velocidade de 0 a 100 km/h, não é mesmo?
Como já devem imaginar, o fusquinha levava uma eternidade
para chegar aos impressionantes 100 km/h, nada mais, nada menos do que 45
segundos.
Seu câmbio com engates secos, possuía apenas 4 marchas e o
acionamento da embreagem, era pesado.
A velocidade final, não chegava nem ao máximo permitido em
algumas estradas brasileiras, o Fusca lutava muito para chegar aos 110 km/h de
velocidade máxima.
Já no novo Volkswagen Fusca o papo é diferente
O motor é um 2.0 também com 4 cilindros, porém, tem
refrigeração líquida e é turbo alimentado.
O propulsor coloca a disposição do motorista, 200 cavalos de
potência e 28,5 kgfm de torque.
Toda essa potência, é administrada por um excelente câmbio
automatizado de dupla embreagem e 6 velocidades.
A nova geração do Fusca faz de 0 a 100km/h em 7,5 segundos,
e consegue atingir a velocidade de 225km/h.
A suspensão também evoluiu durante os anos
No lugar das barras de torção, um conjunto independente nas
quatro rodas, que não deixam o condutor levar sustos, como os que nossos avós
tiveram ao entrar mais rapidamente numa curva.
No Fusca atual, a estabilidade é excelente, parece que o
carro roda sobre trilhos.
Para melhorar, se abusar um pouco nas curvas, você ainda
pode contar, com o auxílio dos controles eletrônicos de estabilidade e tração,
contando também com auxílio do ABS.
No charmoso e antigo Fusca, uma freada de emergência, era de
uma dificuldade de quem viveu sabe do que eu estou falando, pois a ineficiência
dos freios a tambor prevalecia.
Hoje, o Fusca vem com freio a disco nas quatro rodas,
acompanhadas do sistema anti bloqueio (ABS), param o fusca com segurança e sem
sustos, uma tranquilidade jamais vista nos modelos antigos.
Consumo do Fusca
O antigo motor 1.3 consumia algo em torno de 8,7 km/l de
gasolina, em um trecho misto de cidade/estrada.
Já o nosso Volkswagen Fusca atual, com motor 2 litros turbo,
consome média de 7,9 km/l de gasolina num circuito urbano e rodoviário.
Finalmente
O Volkswagen Fusca evoluiu muito e nada tem a ver com o
modelo do passado.
Independente do seu desejo, qualquer um deles lhe fará
feliz, pois, quando o assunto é paixão por carros, não há escolha certa, e se
puder ter os dois modelos em sua garagem, melhor ainda.
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E ai qual vocês preferem, o charme dos modelos antigos ou a
modernidade dos modelos atuais?
Um comentário:
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