

Olhe para este carro. Repare nos detalhes. Se você ainda confunde esse Volkswagen com uma Brasília, chegou a hora de aprender mais. Hoje vamos conhecer a primeira station wagon da marca no Brasil, a Variant.
Diferente da Brasília, que era um carro feito na mesma plataforma do Fusca e dos seus irmãos refrigerados a ar como o TL, TC, Karmann Ghia etc., a Variant era uma perua com uma concepção mais moderna.
Com motor 1,6-litro a ar, a Variant II desenvolvia 57 cv, um desempenho razoável para o uso na estrada ou na cidade. Diferente da Brasília, a Variant era um pouco maior. Além do espaço entre eixos, a suspensão era do tipo Mc Pherson, mais macia e estável em relação aos outros carros da marca. O acabamento interno era diferenciado com painel de mostradores quadrados (modernos em seu tempo), mas nada além do essencial.
Diferente da Brasília, que era um carro feito na mesma plataforma do Fusca e dos seus irmãos refrigerados a ar como o TL, TC, Karmann Ghia etc., a Variant era uma perua com uma concepção mais moderna.
Com motor 1,6-litro a ar, a Variant II desenvolvia 57 cv, um desempenho razoável para o uso na estrada ou na cidade. Diferente da Brasília, a Variant era um pouco maior. Além do espaço entre eixos, a suspensão era do tipo Mc Pherson, mais macia e estável em relação aos outros carros da marca. O acabamento interno era diferenciado com painel de mostradores quadrados (modernos em seu tempo), mas nada além do essencial.
A Variant fez um relativo sucesso com seu apelo familiar. Na verdade, as vendas eram quase garantidas pois o público já confiava na marca alemã.
Em 1971 veio a segunda versão, mais atualizada e que foi também a mais vendida.
Em 1977 o carro foi novamente reformulado ficando visivelmente maior. Mesmo com a intenção de diferenciar o modelo do seu irmão menor, o Brasília, o público apelidava a Variant de Brasilhão, tamanha era a sua semelhança nas linhas e na falta de opcionais, principalmente para um carro voltado ao público familiar que a esta altura era bem mais exigente. Afinal, outros carros haviam chegado como a Caravan e a Belina.
No entanto, a reformulação da Variant não chegou a fazer muito sucesso no mercado. Como a Volkswagen já preparava o lançamento da Parati, o carro saiu de linha em 1981.
Depois a Variant II recebeu uma completa restauração; pintura, funilaria, itens novos e originais, retífica de motor e uma série de melhorias que resultaram num modelo impecável. Martins é um proprietário zeloso, só usa o carro nos finais de semana pelas ruas do ABC paulista, e sempre está atento a cada problema que surge com seu valente Volkswagen.
Encontrar este modelo em bom estado de conservação não é nada fácil, afinal de contas após sair de linha, a Variant rapidamente caiu no comércio popular de veículos e quase todos os modelos se deterioraram com o tempo. Quase todos, pois se depender dos cuidados que esse carro recebe, a Variant ainda terá muita história para contar.
WebMotors
Comentários
abraço
Borges - Belo Horizonte mg
fico agradecido
abraço a vocês
backiro@hotmail.com
backiro@hotmail.com
André Martins Paes de Oliveira.
grata.
Maira
Estou vendendo minha Variant II 1979, sou único dono. R$ 7.000,00 ( Qualquer informação ) vlaudecir@gmail.com