O ex-presidente Itamar Franco morreu neste Sábado em SP aos 81 anos.
Assumiu o país em meio ao caos deixado por Fernando Collor. Terra arrasada. Bancou o Plano Real, acabou com a inflação, manteve o Brasil no trilho da democracia e relançou o Fusca.
Foi em 1992, acho, que Itamar manifestou à Autolatina o interesse pela volta do Fusca, um verdadeiro carro popular.
Em 1993 ele estava de volta à linha de montagem em São Bernardo do Campo. E durou até 1996. Essa última série acabou ganhando informalmente o nome de seu patrono. Hoje, entre os colecionadores, um Fusca Itamar é um item raro, querido e desejado.
Itamar Franco fez muitas coisas boas e importantes, cometeu seus pecados, teve todas as qualidades e defeitos que os políticos brasileiros têm, mas ninguém o acusa de desonesto. Já é muita coisa. Era mulherengo e divertido. E virou nome de carro. Uma honraria para poucos.
Autor: Flavio Gomes
Um comentário:
O Itamar tem a melhor mecânica que o Fusca já teve no mundo, mesmo sem injeção eletrônica. Honraria para pouquíssimos.
Postar um comentário