Aconteceu neste Sábado (05/11/2011) o 17º AUTOMOBILE - Encontro de Autos Antigos de Fortaleza, em frente ao Museu do Automóvel.
Além dos clubes de autos antigos e muita gente bonita a marcante presença do helicóptero popularmente conhecido por bolha, o Bell 47G-2 de prefixo PT-HJC, uma aeronave do final da década dos anos de 1950. Porém foi totalmente restaurado em Fortaleza em 1977, levando quase quatro anos para a finalização da sua restauração.
Hoje em dia até onde temos conhecimento, só existem três unidades / modelos deste ainda voando aqui no Brasil, e segundo o fabricante (BELL) que deixou de fabricar este modelo especifico no final do ano de 1973, após ter fabricado mais de 5.000 (cinco mil) unidades em toda a sua história, não restam mais que 84 (oitenta e quatro) unidades hábeis, voando no mundo.
Outro fato curioso é que também só existem poucos (menos de seis) pilotos ainda com suas licenças válidas em dia para pilotar este tipo de helicóptero; devido à nuancias, sensibilidades requeridas para este tipo de equipamento levando-se em consideração que devido às tecnologias aplicadas nas novas aeronaves / helicópteros, os mesmos vieram a facilitar o trabalho dentro da cabine do helicóptero.
Com relação a sua motorização o mesmo possui um motor LYCOMING de seis cilindros e 250HP. Este motor usa gasolina de aviação AVGAS-100, consumindo em média 54 (cinquenta e quatro) litros hora.
Resumindo: O proprietário e Comandante Fernando Jorge ANAC 961136 tem que pilotar literalmente "no braço".
|
Os Fuscas |
|
O Pouso |
|
Fred Guilhon, Osmundo Pontes e Fernando Jorge |
|
Izabel Romcy e Fernando Jorge |
|
Presidente do Volks Clube Eduardo Oliveira admirando a máquina |
|
Volks Clube e o Bell |
|
A decolagem |
|
Voltemos ao chão |
|
Mais VW e seus derivados |
|
Jarbas Studart estreando seu novo brinquedo |
|
Outras marcas |
|
Dr. Pescoço pensando nas contas não pagas |
|
A noite cai |
|
A pintura hiper realista do artista Ivo Farias |
|
Passeio ao Fortim no próximo dia 19 realizado pelo Volks Clube do Ceará |
3 comentários:
Está cada vez melhor!!
Duas raridades: o Bell, que deveria servir de treinamento a todos os pilotos, e o Chevette amarelo.
Boa cobertura do evento
Dr. Pescoço é? HAHAHAHAHAHAHA
Postar um comentário