A História:
Em meados de janeiro do ano 2000, a minha família não tinha uma condição financeira boa o bastante pra ter dois carros em casa. E isso era um problema. Um grande problema, porque naquela época, ter 2 carros era complicado, mas era uma necessidade! Até que meu pai, outro apaixonado por fusca, resolveu comprar o seu quinto “besouro”. A ideia era genial, pois além de ser um carro barato, atenderia as nossas necessidades.
Depois de muita procura, meu avô, um negociante de carros, achou um fusca dourado num feirão de carros usados. E depois de fechar o negócio, levamos o besouro pra casa. O carro foi comprado pela bagatela de 3 mil reais, e com algum outro dinheiro, foi feito um retoque na pintura. Ser dono de um fusca já era algo interessante, mas era um fusca dourado, o que não é muito comum! Pra falar a verdade, além desse, eu só vi mais um.
Bom, o tempo foi passando e durante um período de 10 anos, mais reformas vieram. Pequenas, mas vieram. Até que numa viagem, o motor do besouro fundiu, e esse foi o motivo principal pra dar início a outra reforma. Mas dessa vez, muita coisa seria feita. Nessa época, morávamos no Tocantins, mas mandamos o fusca pra Goiânia, para ser reformado sob a custódia de um tio meu, que por acaso é dono de uma oficina de lanternagem e pintura.
Então, em 2010, tudo começou com um motor novo. O motor 1600 carburação simples, original do fusca 85, foi substituído por um motor 1600 carburação dupla, original de uma Kombi 2003. O motor era novo demais, e ao mesmo tempo, bem potente! Pra melhorar sua estética, foi feito uma limpeza com óleo diesel e todas as suas polias foram zincadas.
Mas o objetivo de uma boa, ou melhor, ótima estética, não era só para o motor, e sim para o carro todo. Logo, foi feita uma pintura geral, dando uma nova vida ao dourado do Fusca, que teve seu tom levemente alterado. O besouro também ganhou as rodas aro 16 originais de um New Beetle ano 2001, suspensão de rosca pra ficar mais perto do chão, alarme com trava elétrica, insulfilm verde e faróis da Kombi 2008.
No interior do carro, foram instalados bancos do Fox. Já o teto e o tampão do “chiqueirinho”, receberam um acabamento combinando com o tecido dos bancos. O carro também recebeu um novo sistema de som, com um toca CD no painel, um par de coaxiais nas portas dianteiras e um par de triaxiais no tampão.
Depois de toda essa reforma, meu pai teve o prazer de ficar mais dois anos desfrutando do seu besouro dourado... Já em outubro de 2012, meu pai comprou outro carro mais novo, e pra minha surpresa, um mês depois, ganhei o besouro de presente do meu pai no meu aniversário de 18 anos. Quando recebi suas chaves e seus documentos, foi um momento mágico. Foi algo inexplicável. Eu não havia ganhado um carro, eu tinha acabado de ganhar um Fusca. Ou melhor, o Fusca. Foi o carro que meu pai cuidou durante toda a minha infância, e a partir daquele momento, era meu. Bom foi um momento inexplicável, mas não vem ao caso... Então, depois de ganhar o besouro, fui gastar minhas economias para “incrementá-lo” ainda mais. Comecei pelo som. Sempre achei o sonzinho do besouro fraco demais, e resolvi instalar um sistema de áudio com mais qualidade e potência, pra chamar ainda mais a atenção. Tirei tudo o que havia instalado lá e levei para a dispensa daqui de casa! Kkkkkk
Comprei 2 pares novos de triaxiais (6x9), um par de kit 2 vias 6”, um subwoofer de 12”, um toca CD mais novo com entradas “AUX” e “USB” e pra completar, um módulo amplificador bem potente. E pra melhorar a qualidade, todos os fios blindados de marcas renomadas como stetson e taramps. Depois de comprar tudo isso, eu instalei o som, e agora sim ele chama atenção como eu queria!
Pra melhorar um pouco mais a estética, comprei um par de lâmpadas super brancas na cor 4300k e um farolete com 28 LEDs pra deixar ele mais bonito também a noite. Além disso, mandei polir a pintura, que estava começando a queimar. Bom, mas não é bem assim que eu queria. Como sempre digo: “Quem tem um Fusca, nunca se contenta!”. E é verdade, ainda pretendo colocar os vidros elétricos, o ar condicionado e os retrovisores cromados do Fusca mexicano, e se possível, as rodas aro 17” do Porsche Cup 3, junto com as lanternas originais do Fusca alemão e um teto solar.
Cássio Marques
2 comentários:
Ola amigo acabei de compra um fusca bege eu to querendo mudar a cor dele para bege metálico, esse tom desse fusca é o bege polar metálico 86?
e-mail pra contato gleidsondelbem@gmail.com
OLá, em 2000 seu fusca tinha 15 anos confere?
Na época (início do milênio) era ainda de ponta de lista pensar em um fusca como opção (em comparação aos dias de hoje, 2013, 2015,etc), ainda mais pela série itamar estarem ainda fresquinha nessa época de começo de milênio )um exemplar 96, em 2000 tinha 4 anos de uso!)
Abraço.
P.S.: Possuo um fusca e putz, amo meu fusca. Deus está no controle.
Postar um comentário