Quem inventou o automóvel?
Essa é uma pergunta difícil de responder.
Documentos tratam o fato de diferentes maneiras, mas nenhuma é considerada oficial.
Na realidade, essa máquina que revolucionou a humanidade é uma mistura de diversas outras invenções, a começar pela roda, passando pelos propulsores a combustão e culminando, no final desta primeira década do século XXI, com os híbridos e movidos a célula a combustível.
De acordo com o jornalista José Luiz Vieira, autor do livro A História do Automóvel - A Evolução da Mobilidade, o carro deu novo significado à palavra mobilidade. "O automóvel foi a principal razão da mobilidade humana, sem a qual hoje não viveríamos. Até ele aparecer, o homem dependia totalmente de sua força corporal, que é baixíssima. Ele ficava de frente à sua caverna olhando um horizonte inatingível, sem poder fazer nada. Mesmo com o uso do cavalo não conseguia cobrir distâncias, em tempo e segurança razoáveis", disse.
Hoje, 13 de maio, é Dia do Automóvel. O PLAMETA FUSCA, para não deixar essa data passar em branco, convida você a percorrer rapidamente, como se fosse um superesportivo a mais de 300 km/h, a história dessas coisas barulhentas que transformaram nosso dia a dia. Seja bem-vindo à bordo a nossa máquina do tempo!
O primeiro auto móvel de que se tem notícia foi projetado e construído pelo capitão francês Nicholas Joseph Cugnot, em 1769, e recebeu o nome de Fardier. O motor era a vapor e o número de rodas limitava-se a três. Com o tempo, e com o advento de novas invenções, o automóvel evoluiu. Mas somente em 1889 foi concebido o primeiro veículo com cara de carro moderno - com motor a combustão interna e quatro rodas. Chamado de Benz Velo, o modelo teve como criador o alemão Karl Benz.
Alguns anos depois, mais exatamente em 1908, o mundo conheceu um dos seus maiores visionários: Henry Ford. O norte-americano, diante desta invenção fantástica, capaz de seduzir as pessoas, resolveu ganhar dinheiro e elaborou a primeira linha de montagem para o até hoje reverenciado Ford T - o carro que "deu rodas ao mundo", segundo Vieira.
Só a título de curiosidade. Ford estava muito à frente de seu tempo. "Ele foi o primeiro grande entusiasta do álcool, já na década de 1920. O Modelo T dele rodou no Nordeste brasileiro, décadas seguidas, a álcool", conta o jornalista.
Hoje, a indústria automobilística enfrenta uma das maiores crises do setor, mas, apesar das quedas nas vendas, mostra números impressionantes. "Apesar do momento ruim, são feitos perto de 80 milhões de automóveis por ano no planeta e a frota está próxima de 800 milhões de unidades - somente alguns aninhos para chegar a 1 bilhão, empurrada por compradores de países recentemente automotivados, como China, Índia e Brasil", explica Vieira.
BRASIL - Assim como no mundo, a história do automóvel por aqui tem seus desencontros. Mas os fatos contam que o primeiro carro a circular pelas ruas e vielas brasileiras era de posse de Henrique Santos Dumont, irmão do ‘Pai da Aviação''. Ele rodava por São Paulo com um veículo movido a vapor em 1893.
Já a história da indústria automotiva nacional teve início posteriormente, mais precisamente na década de 1950, com o então presidente Juscelino Kubitschek. Antes, porém, o Ford T - sempre ele - já era montado por aqui em meados de 1919.
Essa é uma pergunta difícil de responder.
Documentos tratam o fato de diferentes maneiras, mas nenhuma é considerada oficial.
Na realidade, essa máquina que revolucionou a humanidade é uma mistura de diversas outras invenções, a começar pela roda, passando pelos propulsores a combustão e culminando, no final desta primeira década do século XXI, com os híbridos e movidos a célula a combustível.
De acordo com o jornalista José Luiz Vieira, autor do livro A História do Automóvel - A Evolução da Mobilidade, o carro deu novo significado à palavra mobilidade. "O automóvel foi a principal razão da mobilidade humana, sem a qual hoje não viveríamos. Até ele aparecer, o homem dependia totalmente de sua força corporal, que é baixíssima. Ele ficava de frente à sua caverna olhando um horizonte inatingível, sem poder fazer nada. Mesmo com o uso do cavalo não conseguia cobrir distâncias, em tempo e segurança razoáveis", disse.
Hoje, 13 de maio, é Dia do Automóvel. O PLAMETA FUSCA, para não deixar essa data passar em branco, convida você a percorrer rapidamente, como se fosse um superesportivo a mais de 300 km/h, a história dessas coisas barulhentas que transformaram nosso dia a dia. Seja bem-vindo à bordo a nossa máquina do tempo!
O primeiro auto móvel de que se tem notícia foi projetado e construído pelo capitão francês Nicholas Joseph Cugnot, em 1769, e recebeu o nome de Fardier. O motor era a vapor e o número de rodas limitava-se a três. Com o tempo, e com o advento de novas invenções, o automóvel evoluiu. Mas somente em 1889 foi concebido o primeiro veículo com cara de carro moderno - com motor a combustão interna e quatro rodas. Chamado de Benz Velo, o modelo teve como criador o alemão Karl Benz.
Alguns anos depois, mais exatamente em 1908, o mundo conheceu um dos seus maiores visionários: Henry Ford. O norte-americano, diante desta invenção fantástica, capaz de seduzir as pessoas, resolveu ganhar dinheiro e elaborou a primeira linha de montagem para o até hoje reverenciado Ford T - o carro que "deu rodas ao mundo", segundo Vieira.
Só a título de curiosidade. Ford estava muito à frente de seu tempo. "Ele foi o primeiro grande entusiasta do álcool, já na década de 1920. O Modelo T dele rodou no Nordeste brasileiro, décadas seguidas, a álcool", conta o jornalista.
Hoje, a indústria automobilística enfrenta uma das maiores crises do setor, mas, apesar das quedas nas vendas, mostra números impressionantes. "Apesar do momento ruim, são feitos perto de 80 milhões de automóveis por ano no planeta e a frota está próxima de 800 milhões de unidades - somente alguns aninhos para chegar a 1 bilhão, empurrada por compradores de países recentemente automotivados, como China, Índia e Brasil", explica Vieira.
BRASIL - Assim como no mundo, a história do automóvel por aqui tem seus desencontros. Mas os fatos contam que o primeiro carro a circular pelas ruas e vielas brasileiras era de posse de Henrique Santos Dumont, irmão do ‘Pai da Aviação''. Ele rodava por São Paulo com um veículo movido a vapor em 1893.
Já a história da indústria automotiva nacional teve início posteriormente, mais precisamente na década de 1950, com o então presidente Juscelino Kubitschek. Antes, porém, o Ford T - sempre ele - já era montado por aqui em meados de 1919.
Um comentário:
Eles podem ter marcado a historia Fred.
Mas prefiro Ferdinand Porsche o criador do 'Fusca'.
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