Muitos amigos de Fortaleza viajaram para Lindóia, logicamente de Avião.
Acontece que todos nós, sempre temos um amigo meio maluco e eu não fujo a regra.
O Dennis Wolfgang é um Paulista-Cearense bonachão. Um cara gente boa e amigo para todas as horas. Sendo ele um dos grandes colecionadores de carros antigos de Fortaleza, restaurou um Fusca 1.300 ano 1979 para presentear um tio avô que mora em São Paulo e resolveu ir no mesmo de Fortal para Águas de Lindóia com sua esposa Gil.
Hoje, conto sua viagem, pois diariamente ele mandava seu diário de bordo por e-mail.
Os relatos são copias fieis dos e-mail que recebi.
Acontece que todos nós, sempre temos um amigo meio maluco e eu não fujo a regra.
O Dennis Wolfgang é um Paulista-Cearense bonachão. Um cara gente boa e amigo para todas as horas. Sendo ele um dos grandes colecionadores de carros antigos de Fortaleza, restaurou um Fusca 1.300 ano 1979 para presentear um tio avô que mora em São Paulo e resolveu ir no mesmo de Fortal para Águas de Lindóia com sua esposa Gil.
Hoje, conto sua viagem, pois diariamente ele mandava seu diário de bordo por e-mail.
Os relatos são copias fieis dos e-mail que recebi.
DIÁRIO DE BORDO
1º dia: Fortaleza (Ce) a Salgueiro (PE)
Amigo Fred.
Apenas hoje tive contacto com Internet, pois no dia de ontem a Internet estava " Fora do Ar " em Salgueiro-PE em virtude de chuvas muito fortes. Assim, informo que de Fortaleza-CE até Salgueiro-PE percorremos 610Km, boa parte debaixo de chuva, em aproximadamente 8 horas, com 52l de gasolina, perfazendo uma velocidade média de 76,25 Km/h a 11,73 km l.
A opção de pernoitar em Salgueiro deveu-se ao fato de que, a partir desta cidade, a melhor (e praticamente única) nova opção de hospedagem seria quase 300km adiante, em Euclides da Cunha-BA. Por o trecho ser muito ermo e, no passado, MUITO perigoso (era até bem pouco tempo parte integrante do "Polígono da Maconha") ficamos em Salgueiro para sair bem cedo.
Imprevistos:
- O cabo do velocímetro pediu demissão na noite do domingo ao saber que iria andar quase 3 mil km. Em Salgueiro compramos outro que deverá ser substituído no decorrer da viagem. A Velocidade e o odômetro estão sendo controlados pelo GPS.
- Uma Scania beeeeem pequenininha, morrendo de inveja do desempenho do Fusca na estradas DESTRUÍDAS a partir de Barro-CE, jogou uma pedrinha no para brisas, que era verde, degradé Okm..........Mas só trincou. Até o momento! rsrs
- A "Rebelião do Parafusos de Roda" foi debelada, quando o líder do movimento foi descoberto e aniquilado a tempo. Por garantia, todos os outros 15 parafusos sindicalizados ofereceram-se em sacrifício e foram substituídas por novos. Que são especializados, trabalham melhor.....e por menos.
Um abraço!............Dennis & Gil
2º dia: Salgueiro (PE) a Jequié (BA)
Amigo Fred.
De Salgueiro-PE a Jequié-BA percorremos 727 Km, novamente boa parte debaixo de chuva, em aproximadamente 10,5 horas, com 60l de gasolina, perfazendo uma velocidade média de 69,23 Km/h a 12,11 km\l.
O trânsito divide-se em 2 partes. Até Feira de Santana-BA praticamente não há. Mas em compensação, de lá em diante, até Jequié-BA a quantidade de caminhões é impressionante. A onde é livre e descida (raros trechos)tem que aproveitar e colocar velocidade, pois adiante COM CERTEZA haverá uma fila de carretas e Bi-trens há 50 Km\h para ser ultrapassada - Tarefa facílima para um motor de 36CV (hahahaha!)
Assim, estava anoitecendo e decidimos pernoitar em Jequié, embora até Vitória da Conquista seja próximo (150KM), a chuva e o trânsito estavam muito pesados.
Imprevistos: Neste trecho, nenhum. Só as carretas fazendo ultrapassagens em subidas e curvas. O Velocímetro continua falecido.
Um abraço!............Dennis & Gil
3º dia: Jequié (BA) a Governador Valadares (MG)
Amigo Fred.
De Jequié-BA à Governador Valadares-MG percorremos 703Km, quase inteiro debaixo de chuva, em aproximadamente 11 horas!!!!(putz!), com 57l de gasolina, perfazendo uma velocidade média de 63,90 Km/h a 12,33 km\l.
O trânsito está MUITO intenso, e há obras na pista. Assim, por várias vezes interrompem a passagem de veículos em uma das mãos de tráfego e ficamos parados durante 10 a 15 minutos. Outra dificuldade são os ventos laterais. Quando a pista está livre e em condições, a chuva e o vento não permitem andar rápido.
Mas a viagem está ótima e inclusive (como podem ver nas fotos) tem mais gente indo para Águas de Lindóia, de Motorhome....só fiquei na dúvida se é Karmann-Ghia ou Turiscar.
Imprevistos:
-Mecânicos: Apenas completamos o nível do óleo após 2 mil km e os pivôs da suspensão dianteira (que são OKM) começaram a bater. Só pode ser peça falsificada. Velocímetro ainda falecido. Acho que vou mandar rezar missa de 7o dia pra ele.
-Tráfego: Um Scania da Perdigão achou que o VW vermelho era salsicha e ficou nos perseguindo durante uns 50 km. Mas despistamos ele a tempo.
Um abraço!............Dennis & Gil
4º dia: Governador Valadares (MG) a Congonhas (MG)
Amigo Fred.
Saímos de Governador Valadares mais tarde (8 horas) pois aproveitei a estrutura do hotel para ressuscitar o velocímetro e atrasar um pouco o ponto de ignição do Fusca.
Diga-se de passagem, o hotel é muito interessante pois é um antigo prédio comercial com um cinema em baixo que foi reformado. A parte da sala de exibição hoje é a garagem, e estacionamos os carros literalmente na primeira fileira!
A viagem até Belo Horizonte foi mais tranquila pois tem menos tráfego que nos dias anteriores.
Como era cedo, optamos por passar direto, pegar a BR-040 para Juiz de Fora e ir até Congonhas para, ainda de dia, visitarmos a igreja de Bom Jesus de Matosinhos, onde estão os 12 profetas esculpidos por Aleijadinho. O plano era ótimo, mas..... Imprevistos: Quando estávamos na BH-Juiz de Fora,às 15:30hrs, os carros que vinham na outra mão davam sinal de luz. Após mais 5km, o trânsito parou. Ainda andou e parou um pouco, até que parou totalmente. Resultado: 6 horas parados na estrada, centenas de motoristas fora de seus carros, batendo papo e dando risada (pelo menos! aparece cada figura nessas horas....), esperando a retirada de uma carreta de sucata que virara na pista e bloqueava tudo. Isso a apenas 25 Km de Congonhas. Assim, quando o tráfego foi liberado às 22:00 hrs, fomos para Congonhas.
P.S.: O Fusca não deu problema nenhum. Nada. Só botar gasolina, e pé em baixo.
Um abraço!............Dennis & Gil
5º dia: Congonhas (MG) à Águas de Lindóia (SP)
Amigo Fred.
Depois de uma rápida noite de sono, pegamos a viatura e dirigimo-nos à Águas de Lindóia.
Na noite passada, no engarrafamento na estrada, conheci um entregador de bolachas que me deu a dica de um "corte de caminho" onde economizaríamos quase 100 km. Assim, logo cedo, fomos visitar a igreja de Bom Jesus de Matosinhos e, tudo embarcado, fomos em direção à uma localidade chamada "Maranhão". Pista de terra e tótens da estrada real pelo caminho nos mostrávamos a direção. E após uns 10km.....e não é que o entregador estava certo! Muito buraco e após deixarmos São João Del Rey e Lavras para trás, pegamos a Fernão Dias. Mais 155Km, saímos dela e fomos, via Pouso Alto para Ouro Fino e finalmente Águas de Lindóia! Chegamos às 15 horas.
Números:
Percurso total: 2.903km.
Tempo em deslocamento: 40 horas e 30 minutos.
Velocidade média: 56,3 Km\h, pois calcula também o tempo em que estivemos parados no tráfego.
Km média por litro de gasolina: 12,3 Km\l
Baixas no Fusca: Um pára brisas (levei outra pedrada hj....o que é bom, pois prefiro números pares-hahahaha!), um cabo de velocímetro, 16 parafusos de roda, 1l de óleo lubrificante. Pivôs da suspensão batendo um pouco.
Baixas no piloto: Tendinite no pé direito de fazer força no acelerador.
Baixas na navegadora: Não aguenta mais olhar para mapas e fazer contas.
Um abraço a todos! Dennis & Gil
Fotos: Gil e Dennis Wolfgang
9 comentários:
Parabens Gil, Dennis e Fred aventura e relato deliciosos.
Abs
Rui
Adorei a história e o bom humor inserido, Porsche ficaria orgulhoso de vocês. Espero que encontrem peças originais para o Lingüiça.
Parabéns Dennis & Gil, espetacular aventura, provando que as nossas preciosidades são capazes de proezas que muito carrão "piaria fino".
Abraços
José Eduardo
Volks Clube do Ceará
Muito massa este relato, recordei de quando iamos de Pojuca a na Bahia ate icó no ceara, quase 1000 km seis pessoas (meus pais, meus tres irmãos e eu) num fusca amarelo (que preservo ate hoje). o bichim nem baixava pneu nem nada.
Meus caros, que viagem!
Parabéns e muito obrigado por compartilhar um relato tão interessante e bem humorado.
Vi o carro ao vivo, antes de ler o relato, e só pelo cartaz no parabrisa já percebi a importância!
Parabéns!
Olá.
Assim como o Rafael, que me passou o link dos relatos, vi o Fusca ao vivo antes de saber dessa saga. Esse foi o primeiro ano que visitei Águas de Lindoia e já fiquei encantada! E agora ainda mais animada ainda de pegar estrada. Vocês estão de parabéns!!
PARABENS!!!!
MUITA DISPOSIÇAO!!
MANDE A FUCA DE CAMINHÂO D VOLTA!!!
COMO PREMIO!!ELA MERECE
Parabéns pela aventura! Pelo menos, você e sua esposa escolheram o único veículo confiável para fazer esse tipo de viagem! Pode até ser pouco confortável e ter suas limitações mas, não quebra nunca (vai até o inferno e volta sem dar problemas). Nos anos setenta, um paulista foi com um Fusca 1.969 até o Canadá e o bicho não quebrou...
Parabéns pelo relato, estou pensando em ir com meu fusca de Belo Horizonte-MG a Indaial-SC, aproximadamente 1500 Km, e com esta história me deixou mais animado. Agora é só revisar o fusquinha para seguir viagem.
Abraços,
Cristiano Baldessari - Matozinhos/MG
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