sexta-feira, 9 de julho de 2010

4 dicas para abastecer o seu veículo

1ª DICA

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa.

Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra.

Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.

O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.

Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente.

Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.

Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.

Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.

2ª DICA

Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido).

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.

Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.

Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.

Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito.

Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação.

Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

3ª DICA

Encher o tanque antes que este baixe da metade.

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.

O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.

Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

4ª DICA

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.

Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.

Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.

Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Excelentes dicas e acrescento uma: Se não for nas proximidades do natal, desconfie de preços muito baixos. Ácidos e solventes costumam custar menos que o combustível e passar incógnitos quando misturados a este.