Antes do besouro despontar no seleto mercado de carrões com motores dianteiros, até então dominado pelos Estados Unidos, ouviu-se a célebre e infeliz frase do inatingível mister Henry Ford II:"Esse carro não tem futuro..".
Entretanto, o sucesso das iniciativas de Nordhoff, incluindo peças de publicidade criativas e divertidas, somado ao charme do "carrinho", acabaram sepultando aquela afirmativa desprezível, tornando o "Fusca" o carro mais popular da história mundial do automobilismo, superando em 17 de fevereiro de 1972 o recorde do Ford modelo T, ao comemorar a produção de 15.007.034 unidades. Com um número final recorde de 21.529.464 "Fuscas" produzidos no total (não contando os outros modelos à ar ou o New Beetle), o Fusca foi, é e será o modelo de carro mais vendido no mundo, mantendo basicamente o mesmo projeto, tanto na estrutura como na motorização.
Em termos de marca, esse número é superado pelo Toyota Corolla, mas é preciso deixar claro que diversos modelos de carros, totalmente diferentes entre si, levaram a marca Corolla, o que deixa ainda o Fusca como o carro mais vendido em todos os tempos.
O Fusca, que recebeu diversos apelidos pelo mundo afora (Beetle, Escarabajo, Carocha, etc), tinha como características básicas a confiabilidade, robustez e o baixo custo operacional, características essas sempre explicitadas por campanhas publicitárias de alto nível.
A história do Fusca começou em 1933, quando o então lider alemão Hitler, ordenou a Ferdinand Porsche (o mesmo Ferdinand Porsche que é muito mais conhecido pelos carros esportivos que levam seu nome) que desenvolvesse um carro popular - Volkswagen, em alemão.
Os requisitos básicos estabelecidos foram que o carro deveria ser capaz de transportar dois adultos e três crianças a 100 quilômetros por hora e custar 990 Reichsmarks, cerca de doze mil reais de hoje.
Após a II Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha, a fábrica da VW foi entregue aos ingleses, para ser desmontada e transportada para a Inglaterra. Mas os fabricantes de automóveis britânicos não perceberam o que tinham em mãos e disseram: ”O veículo tecnicamente é muito ruim… não atrairá o comprador médio… sua construção será antieconômica…” - assim, a VW permaneceu na Alemanha e o futuro foi aquele que se viu…
Essa história reforça a necessidade de estudamos muito o ambiente e planejarmos sempre, se não quisermos que nossos patinhos feitos se transformem em cisnes no lago dos outros… Tecnologia simples também pode ser fonte de imensos lucros.
Parabéns a todos os colecionadores, antigomobilistas, proprietários e admiradores apaixonados pelo Fusca!!!!!!!
2 comentários:
Com certeza Grande Fred, parabéns para todos nós!!!!
E um mais um parabéns pelo brilhante texto que reflete o espaço que esse fabuloso carro ocupa em nosso corações.
Forte Abraço
Marcelo Peixe
Coordenador Fusca Herbie Blog
O patinho feio ainda botou ovos no Japão, quando a Subaru levou para lá seu motor, a partir do qual desenvolveu seu próprio, que tornou a marca uma lenda em ralis de resistência. A Volks também viu um cisne seu crescer em lagos distantes.
Postar um comentário