sexta-feira, 30 de maio de 2008

Septuagésimo aniversário do lançamento da pedra fundamental da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg

Castelo Wolfsburg que deu nome à cidade da VW.
-
A Volkswagen de hoje foi originalmente constituída em 28/05/1937 como: “Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutchen Volkswagens Gmbh” (Sociedade para o preparo do carro do povo alemão Ltda) e rebatizada como “ Volkswagenwerk Gmbh” (Fábrica Volkswagen Ltda) em 16/09/1938, teve a pedra fundamental de sua primeira fábrica lançada em 26 de maio de 1938 numa região ao norte de Hannover, perto de Braunschweig, conhecida como Fallersleben. A área de 10.000 acres estava estrategicamente localizada no entroncamento da Autobahn (rodovia) como o Mittelkanal (canal fluvial), também passava uma ferrovia por lá. Havia não muito longe um castelo chamado Wolfsbug (Burgo do Lobo) que existe até hoje e que acabou dando nome à cidade construída em função da fábrica.
Brasão da cidade de Wolfsburg que mostra o burgo com o lobo, componentes do nome (esquerda). Brasão usado por muitos anos no capô dos carros. Aqui muitos, por puro desconhecimento de causa. chamam este brasão de “raposinha”, só que estão errando o bicho...
.
.
A decisão de se construir uma fábrica para fabricar o KdF – Kraft durch Freude nome original do Fusca (Força através da Alegria) segundo a vontade que não colou do Partido Nacional Socialista decorreu da realidade que, de um lado, nenhuma das indústrias automotivas alemãs da época se dignou a fabricar o veículo projetado por Porsche (todas afirmavam ter o seu carro pequeno que poderia muito bem ser escolhido para carro do povo) e, de outro lado, não existia parque fabril suficientemente gigantesco para acolher e materializar os megalomaníacos planos de produção de carros que Hitler havia vislumbrado.
Resultado da ópera: decidiu-se pela construção de uma mega-fábrica moderníssima que produzisse segundo as técnicas desenvolvidas por Ford e já utilizadas em larga escala nos Estados Unidos de produção em série. Para esta finalidade Porsche viajou para os EUA onde visitou várias fábricas e comprou várias máquinas específicas.

No caminho deste projeto houve aquilo que acabou sendo um dos maiores embustes contra um povo que foi a tal caderneta de poupança para a compra de um Fusca. A cada semana milhares de alemães colavam um selo de cinco marcos da época numa caderneta de poupança na esperança de receber o seu Volkswagen, mas logo veio a Segunda Guerra Mundial e ninguém conseguiu nem um carro nem receber seu dinheiro corrigido de volta, apesar de longos processos contra a Volkswagen levados a efeito nos anos sessenta e solenemente engavetados na década de setenta. Estima-se que já no lançamento da pedra fundamental da fábrica 150.000 alemães haviam se inscrito neste programa de poupança, no total mais de 336.000 foram afetados.
Nada o que era feito naquela época o era sem a devida ritualística e a necessária pompa e circunstância Nacional Socialista que girava em torno da pessoa do Führer, tudo isto milimetricamente planejado e controlado por Göbbels, o tal que colocou a voz de Hitler na casa da maioria doas alemães através da genial sacada do Volksradio, o Rádio do Povo, aparelho receptor que todos tinham e que se orgulhavam de ter...
.
.
Num cenário decorado com estandartes da época, numa forte semelhança ao que os Exércitos Romanos faziam a seu tempo, montou-se um palanque onde personagens especiais, com suas cartolas e sua vestimenta característica prepararam ante uma gigantesca multidão de 70.000 pessoas, a colocação da pedra fundamental de uma fabrica de deveria ser gigantesca. Tudo isto, certamente, ocorrendo sob a supervisão direta dos próprios donos da festa.

Acima do palanque o Führer em pessoa em seu traje de gala e estacionados abaixo do palanque quem sabe os reais donos da festa, os que vieram a ser os grandes sobreviventes, os protótipos do Fusca apresentados por Porsche.

Este broche é muito procurado também pela inscrição que diz: “Colocação da Pedra Fundamental da Fábrica da Volkswagen Maio 1938”. É interessante notar o modo tosco com o qual o carro foi reproduzido, afinal de contas ele só existia como protótipo naquela época!
.
.
Quem testemunhou a cerimônia acabou recebendo presentes, que na verdade também serviam como objetos de propaganda. Broches e pins foram desenvolvidos para a oportunidade e hoje as peças originais assumem valores consideráveis em leilões de raridades.

Como sempre é difícil se estabelecer datas que determinem cabalmente o momento da constituição de empresas, mas neste caso a coisa está clara, e a comemoração deste dia são os 70 anos da colocação da Pedra fundamental da primeira Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg.
Parabéns à Volkswagen pelos 70 anos da carismática Fábrica de Wofsburg!

by Alexander Gromow - Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Wallpaper


Clique na imagem para ampliar

Irmãos gêmeos


Fusca viatura


GATA FUSQUEIRA


Aninha. Esse é o nome da gata cearense que não perde um encontro de Fuscas em Fortal.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

segunda-feira, 26 de maio de 2008

FUSCA - Fotos antigas




Herbie?!?!?!


Instalando kit xenon no Fusca

Kit bixenon H4 de 10k de potencia
Primeiro liguei tudo desmontado para ver se estava tudo ok
Para adaptar a lampada H4 no depletor do Fusca, tive que desmontar parte da lampada e colocar o suporte do refletor por dentro dela
Fiação para ligação das lampadas
Novo terra para para as lanternas
Fios ligados as lampadas
Reatores colados com dupla face no tanque
Chavedos do farol alto e baixo
Positivo do chaveador ligado ao rele do farol do carro
Reatores e chaveador colocados sobre o tanque de combustivel
Faróis com os xenon ligados
Do lado esquerdo o farol com lampadas crytal vision da Philips, do direito ja com o xenon
by Dalton Vinicius