quinta-feira, 30 de julho de 2009

2º Encontro de Veículos Militares Antigos do Ceará

Será realizado neste fim de semana, dias 01 e 02 de agosto, nas dependências do BNB Clube da Avenida Santos Dumont, o II Encontro de Veículos Militares Antigos do Ceará, promovido pelo Museu do Automóvel do Ceará (MAC), através da 1ª Companhia de Veículos Militares antigos do Ceará (Vemace). De acordo com a organização do evento, já estão inscritos 25 jipes e picapes - fabricados a partir da década de 10 -, e alguns dos quais participaram de conflitos como a I e a II Guerras Mundiais. O veículo mais antigo que estará exposto aos visitantes é uma carroça de fabricação alemã, de ferreiro, que era tracionada por animais. Trata-se de uma Fried Krupp que era utilizada para o transporte e manutenção de ferraduras para os cavalos no campo de batalha, que foi totalmente restaurada em 1941 e que está em exposição logo na entrada do MAC. A entrada é franca e é um programa imperdível para toda a família.

Homenagens

Ainda durante o evento, com o objetivo de manter viva na memória das pessoas os esforços desprendidos por soldados brasileiros na II Guerra Mundial, especialmente durante as batalhas nas colinas italianas, serão homenageados alguns militares da Reserva, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateram na Europa. A ligação entre eles e algumas das viaturas que estarão expostas é tanta, que anualmente eles participam do Desfile Militar de 7 de Setembro, relembrando os trajetos que percorriam nos Jeeps e Dodges.

Saudosismo

Outro fator que deverá provocar muita emoção e saudosismo é que, das mais de 20 viaturas militares inscritas, há pelo menos dez Jeeps modelo 1942, todos ´preparados´ para a guerra, tendo em vista os diversos acessórios que possuem.

Viagem

De acordo com o comandante da 1ª Vemace, coronel João Júlio, esta será a maior concentração de viaturas do modelo 1942 jamais vista no Nordeste. Ele garante que o evento será uma verdadeira viagem no tempo, além de representar um valor histórico inestimável.

Museu

E a sua opinião é compartilhada pelo presidente do Museu do Automóvel, Carlos Alfredo Cisne Guerra. "Quem comparecer ao encontro no BNB Clube terá a oportunidade ímpar de ver veículos militares em perfeito estado de conservação. Verdadeiras relíquias da indústria automobilística mundial e que ainda representam uma fase importante da história da humanidade", destacou o presidente.
Texto: André Marinho

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

E não é este o objectivo maior do antigomobilismo? Preservar lições, exemplos e memória dos sacrifícios desprendidos para que o mundo de hoje pudesse se manter de pé? É um trabalho árduo e ainda incompreendido, principalmente no Brasil, mas alguém tem que fazê-lo.