
Homenagens
Ainda durante o evento, com o objetivo de manter viva na memória das pessoas os esforços desprendidos por soldados brasileiros na II Guerra Mundial, especialmente durante as batalhas nas colinas italianas, serão homenageados alguns militares da Reserva, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateram na Europa. A ligação entre eles e algumas das viaturas que estarão expostas é tanta, que anualmente eles participam do Desfile Militar de 7 de Setembro, relembrando os trajetos que percorriam nos Jeeps e Dodges.
Saudosismo
Outro fator que deverá provocar muita emoção e saudosismo é que, das mais de 20 viaturas militares inscritas, há pelo menos dez Jeeps modelo 1942, todos ´preparados´ para a guerra, tendo em vista os diversos acessórios que possuem.
Viagem
De acordo com o comandante da 1ª Vemace, coronel João Júlio, esta será a maior concentração de viaturas do modelo 1942 jamais vista no Nordeste. Ele garante que o evento será uma verdadeira viagem no tempo, além de representar um valor histórico inestimável.
Museu
E a sua opinião é compartilhada pelo presidente do Museu do Automóvel, Carlos Alfredo Cisne Guerra. "Quem comparecer ao encontro no BNB Clube terá a oportunidade ímpar de ver veículos militares em perfeito estado de conservação. Verdadeiras relíquias da indústria automobilística mundial e que ainda representam uma fase importante da história da humanidade", destacou o presidente.
Texto: André Marinho
Um comentário:
E não é este o objectivo maior do antigomobilismo? Preservar lições, exemplos e memória dos sacrifícios desprendidos para que o mundo de hoje pudesse se manter de pé? É um trabalho árduo e ainda incompreendido, principalmente no Brasil, mas alguém tem que fazê-lo.
Postar um comentário