Um pouco da história.
O projeto do utilitário mais famoso do mundo começou a ser esboçado em Wolfsburg, na Alemanha, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Nesta época, a fábrica da Volkswagen ainda não estava completamente refeita dos danos do conflito e dos bombardeios, embora já estivesse produzindo razoavelmente o Sedan (Fusca).
O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado".
Em Junho de 1957 o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil deixava as linhas de produção em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.
O percentual de nacionalização de nossa Kombi era de 50%.
Já era conhecida do público, pois fora importada e logo depois montada desde o início da década de 1950 por um grupo industrial importante do país, a Brasmotor, representante Chrysler e dona da Brastemp.
Em 1961 chegava o modelo de seis portas, em duas versões: Luxo e Standard e o índice de nacionalização atingia 95%.
Dois anos depois já possuía as versões Furgão, Standard, Especial e Turismo.
Em 1970 a fábrica oferecia, como opcional, o diferencial travante. Por meio de uma alavanca na base do assento, o motorista podia anular a ação do diferencial.
Em 1975 acontecia o grande ano da Kombi. O modelo 1976 ganhava nova frente e tornava-se quase idêntico à alemã modelo Clipper, com amplo pára-brisa sem divisões.
Neles, os novos limpadores tinham boa área de varredura. As portas dianteiras estavam maiores, facilitando o acesso, e tinham janelas convencionais, além de retrovisores de maior tamanho. E assim sua produção foi até o fim, encerrando-se com uma série prata para marcar o final da produção das kombs com motor boxer e dando início à produção das peruas com motor em linha de 1.4L e refrigerado à agua.
Ficha Técnica
Motor: Boxer
Litros: 1.5 L
Cilindros: 4
Cilindrada: 1.500 cc
Válvulas: 8
Cavalos: 53 cv
Torque: 10,9 Kgfm
Combustível: Gasolina
Alimentação do Combustível: Carburador de corpo simples
Desempenho
Velocidade Máxima: 125 Km/h
0 - 100 km: 32 s
Câmbio
Transmissão: Manual
Marchas: 4
Tração
Traseira
Suspensão
Dianteiros: Braços semi arrastados
Traseiros: Semi eixos oscilantes
Freios
Dianteiros: Tambor
Traseiros: Tambor
Dimensões
Peso: 1180 Kg
O projeto do utilitário mais famoso do mundo começou a ser esboçado em Wolfsburg, na Alemanha, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Nesta época, a fábrica da Volkswagen ainda não estava completamente refeita dos danos do conflito e dos bombardeios, embora já estivesse produzindo razoavelmente o Sedan (Fusca).
O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado".
Em Junho de 1957 o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen do Brasil deixava as linhas de produção em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.
O percentual de nacionalização de nossa Kombi era de 50%.
Já era conhecida do público, pois fora importada e logo depois montada desde o início da década de 1950 por um grupo industrial importante do país, a Brasmotor, representante Chrysler e dona da Brastemp.
Em 1961 chegava o modelo de seis portas, em duas versões: Luxo e Standard e o índice de nacionalização atingia 95%.
Dois anos depois já possuía as versões Furgão, Standard, Especial e Turismo.
Em 1970 a fábrica oferecia, como opcional, o diferencial travante. Por meio de uma alavanca na base do assento, o motorista podia anular a ação do diferencial.
Em 1975 acontecia o grande ano da Kombi. O modelo 1976 ganhava nova frente e tornava-se quase idêntico à alemã modelo Clipper, com amplo pára-brisa sem divisões.
Neles, os novos limpadores tinham boa área de varredura. As portas dianteiras estavam maiores, facilitando o acesso, e tinham janelas convencionais, além de retrovisores de maior tamanho. E assim sua produção foi até o fim, encerrando-se com uma série prata para marcar o final da produção das kombs com motor boxer e dando início à produção das peruas com motor em linha de 1.4L e refrigerado à agua.
Ficha Técnica
Motor: Boxer
Litros: 1.5 L
Cilindros: 4
Cilindrada: 1.500 cc
Válvulas: 8
Cavalos: 53 cv
Torque: 10,9 Kgfm
Combustível: Gasolina
Alimentação do Combustível: Carburador de corpo simples
Desempenho
Velocidade Máxima: 125 Km/h
0 - 100 km: 32 s
Câmbio
Transmissão: Manual
Marchas: 4
Tração
Traseira
Suspensão
Dianteiros: Braços semi arrastados
Traseiros: Semi eixos oscilantes
Freios
Dianteiros: Tambor
Traseiros: Tambor
Dimensões
Peso: 1180 Kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário